Páginas

domingo, junho 17, 2012

E Goiás dançou


E Goiás dançou

Bailarina ensaia passos na mureta do espelho d'água, junto ao Palácio da Música Belkiss Spenziere (Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia).


De repente, chegou o dia. E o espaço aparente do Centro Cultural Oscar Niemeyer, junto ao trevo das rodovias GO-020 e BR-153, já estava preparado para receber os bailarinos e o público. Nos cinco dias do evento – 6 a 10 de junho – cerca de três mil pessoas, a cada dia, circulavam pela Esplanada JK, o Palácio da Música (que tem o nome da inesquecível Belkiss Spenzière) e demais dependências do CCON.

Cerca de mil bailarinos, agrupados em mais de 90 companhias de dança dos mais variados pontos do país, marcaram presença e encantaram os espectadores e os colegas de ofício.


Mais de mil bailarinos brilharam nos palcos do Centro Cultural Oscar Niemeyer no Festival Internacional de Dança.

“A cada noite, uma nova companhia abria as Mostras Competitivas do Festival Internacional de Dança de Goiás”- informam os promotores. Passaram pelo palco: São Paulo Companhia de Dança (Bachiana nº 1, Ballet 101, Gnawa e Dom Quixote), Cícero Gomes e Mariana Almeida (Grand Pas de Deux de Diana e Acteon), Eddy Tovar e Sara Elizabeth Sardelli (Pas de Deux Romeu e Julieta), Nathalia Arja e Renan Cerdeiro - Miami City Ballet (Grand Pas de Deux "O Quebra Nozes"), Balé do Estado de Goiás (Coreografia inédita: Entre Meios) e Mimulus Cia. de Dança (Por Um Fio). Todos os membros do Conselho Brasileiro de Dança estavam aqui. Mariza Estrella, Lu Spinelli e Lenita Ruschel participaram da programação do Festival  e também mediaram a mesa-redonda sobre o Panorama da Dança no Brasil.

Muitos cursos, com os melhores professores, foram oferecidos: Alice Arja, da Escola de Dança Alice Arja - RJ, ministrou a aula de Ballet Clássico Juvenil; Stephen Pier, do Pier Group, proporcionou Ballet Clássico Intermediário e Avançado; Derek Mitchell (Já foi coreógrafo da Madonna, Britney Spears e Lindsay Lohan) deu as aulas de Jazz Intermediário e Avançado; Caio Nunes (TV Globo - RJ) agitou os bailarinos com as aulas de Musical Juvenil e Adulto; Sidra Bell (Broadway Dance Center - NYC) ministrou a aula de Contemporâneo Intermediário e Avançado.

E mais: Christiane Tachlitsky (Academia do TAP - RJ) ofereceu o curso de Sapateado Intermediário; Buddha Stretch (Coreografou o clipe "Remember the time" do Michael Jackson e coreógrafo do Will Smith) ministrou a aula de Street Dance Intermediário e Avançado. Por fim, o primeiro bailarino do Texas Ballet Theater, Eddy Tovar, ensinou Técnica Masculina para Ballet Clássico.

A organizadora do Festival e diretora do Balé do Estado, Gisela Vaz, foi nomeada a presidente do Conselho Brasileiro da Dança. O anúncio foi feito por Mariza Estrella durante a programação do evento. Gisela recebeu o anúncio com muita surpresa e foi aclamada pelo público presente. A bailarina goiana Amanda Gomes também brilhou durante o Festival. Ela encantou o público com o Pas De Deux "Dom Quixote" e já tem viagem marcada para Istambul, na Turquia, no fim de junho.

No momento da abertura, ouvi de Gisela Vaz: “Trouxemos grandes nomes nacionais e internacionais, mas a prata-da-casa vai brilhar”. Senti que a previsão foi confirmada. E Ariadna Vaz – outra coordenadora (o evento foi idealizado por Sandra Mendez, diretora de Operações da Goiás Turismo) – sintetizou a satisfação e a esperança: “Este é o primeiro de vários que virão”.

Vista parcial do Centro  Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Igualmente feliz ficou o Chefe do  Gabinete de Gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Nasr Chaul. Foi este o principal evento realizado, até agora, no “Oscar Niemeyer”. Outros virão – garante Chaul – que já gerencia uma agenda cheia para todo o ano de 2012.


* * *


Fotos: Divulgação.


4 comentários:

Eliana Leal Matos disse...

parabens por seu incentivo cultural, BRASIL PRECISA VALORIZAR MAIS ESTES EVENTOS E DIVULGAR. ABS ELIANA

adriane ribeiro guimaraes disse...

As suas crônicas são maravilhosas meu caro amigo. Sinto-me honrado em recebê-las. Obrigado por essa dádiva. Abraço!

Mara Narciso disse...

Já estava estranhando o seu silêncio. Ainda bem que voltou para nos dar essa ótima notícia de que mil bailarinos dançaram em Goiânia. Deve ter sido encantador, ainda mais nesse nível, e ao ar livre. Que possa virar rotina espetáculos como esse.

Maria Lindgren disse...

Parabéns a Goiás e a você que tão bem a divulga. Bailarinos são o fino da cultura.
Bjos
Maria Lindgren