Páginas

quinta-feira, março 08, 2018

Comenda Nion Albernaz

O saudoso professor Nion Albernaz, prefeito de  Goiânia em três mandatos, agora patrono de uma Comenda.





Marconi institui a

Comenda Nion Albernaz



Alegra-me saber – o Governo de Goiás, por sua Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), “entrega pela primeira vez (...) a Comenda Professor Nion Albernaz. A honraria surgiu para homenagear o entusiasmo dos que amam a Educação e a adotam como uma forma de contribuir para um mundo melhor” A iniciativa visa, ainda, ao “reconhecimento daqueles que, no exercício de suas funções, atuam ou atuaram para fortalecer a Educação Pública em Goiás”.

Informa a Comunicação Setorial da Seduce que a “comenda foi idealizada no final de 2017 pelo governador Marconi Perillo e pela secretária da Educação, Cultura e Esporte Raquel Teixeira. A escolha de Nion Albernaz para dar nome ao título é uma forma de reconhecer o legado e o empenho do ex-prefeito de Goiânia no desenvolvimento da educação”. 

Tive grandes alegrias no convívio com o professor Nion por vários anos. Coube a mim, como repórter da Folha de Goiás, em 1982, entrevistá-lo logo após a fragorosa vitória de Iris Rezende Machado para o governo de Goiás – ele, o professor, era o chefe do escritório de planejamento para a capital e aquilo era o indício de que seria ele, como de fato o foi, o escolhido para a Prefeitura de Goiânia. Ele foi, pois, o último prefeito “biônico” (apelido para os escolhidos a ocupar cargos políticos sem eleição).

Eu era um dos jornalistas da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Goiânia. Quando o professor Nion assumiu o cargo, deu a todos nós, os jornalistas efetivamente em trabalho na Assessoria, o benefício da continuidade – ainda que fôssemos comissionados pelo prefeito Índio Artiaga, o antecessor, escolhido pelo governo de Ari Valadão.

Naquela condição, fiz cobertura de incontáveis fatos, dos quais destaco alguns – como as frequentes visitas do primeiro dos nossos prefeitos, o professor Venerando de Freitas Borges, sempre com seus conselhos altamente valiosos, pronunciados em tom jocoso, como era do feito de Venerando. Nion o escutava com atenção e um sorriso permanente, e bem acolhia a experiência inestimável do velho mestre – mestre de escolas, de política e de gestão pública.

Outro grande momento (talvez algum colega tenha foto de tal evento, eu não tenho) foi a visita do paisagista Burle Marx. Um homem de luz, alegre e bem-falante e, tal como Venerando, muito “bom de conselhos”. O prefeito Nion (era 1987 e sua segunda passagem pela Prefeitura, então eleito pelo voto popular) fez como sempre, mandou que se anotassem as sugestões do visitante e as cumpriu todas – uma delas: que se parasse de passar cal (ou calda bordalesa) nas cascas das árvores: “Isso lhes tolhe a respiração”, disse Burle Marx.

A mais expressiva delas, porém, foi quando soube de um aluno de quarta série ainda sem o domínio da leitura e da escrita. O prefeito convocou diretores para uma reunião emergencial, em seu gabinete. Fui chamado para cobrir o encontro. Dentre outras coisas, quando uma diretora presente reclamou da falta de respeito de pais alunos para com os professores, ele reagiu com energia e doçura – o que lhe era típico: “Culpa das senhoras. Nunca aceitei que alunos me chamassem de tio, mas sempre de professor. Se a criança não respeita pai e mãe de verdade em casa, não vai respeitar tia de mentira lá fora”.

Nion Albernaz era assim. Sempre professoral, terno, feliz, atencioso e gentil – mas não perdia a postura, a segurança da razão. Ou seja, eu também aprendi muito com ele a cada encontro. Em seu terceiro mandato, atendeu-me para uma “exclusiva” – eu não era mais dos quadros da Prefeitura, e sim editor do semanário Gazeta de Goiás. Um dos velhos companheiros comentou: “Foi a única exclusiva que ele deu nestes anos”. Entrevistá-lo era um prazer imenso, pois ele tanto respondia como perguntava – e ouvia com atenção. Trocava ideias, colhia opiniões. Como político e como gestor, jamais perdeu a condição de professor, a dignidade do mestre.

A secretária Raquel Teixeira e o governador, idealizadores da Comenda Nion Albernaz.

Por isso, regozijo-me com o governador Marconi Perillo e a titular da Seduce, a professora Rachel Teixeira. Essa comenda chega em hora muito feliz e busca reconhecer o mérito do professorado goiano, enfaticamente o da rede estadual, nessas casas que formam o cidadão de amanhã.

Essa comenda dignifica quem a recebe, mas é ainda o reconhecimento ao velho mestre e prefeito (por três vezes), Nion Albernaz.

*****

Luiz de Aquino – jornalista, professor e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.


Nenhum comentário: