Páginas

sábado, abril 28, 2012

Academia Goiana de Letras, 73 anos.



Academia Goiana de Letras 
- 73 anos


Abril de 1939, em Goiânia, foi um mês de muita movimentação para um pequeno grupo de intelectuais moradores da novíssima cidade. Decorriam menos de seis anos desde a Pedra Fundamental e somente em março de 1937 instalou-se a Câmara de Vereadores. E a revelação “para o mundo” de que Goiás tinha nova capital só aconteceu em 1942, como o Batismo Cultural – uma festa diferente do trivial... Mas aquele abril de 1939 foi mesmo agitado. Eram sete aqueles escribas, liderados pelo jovem advogado e professor Colemar Natal e Silva, que se reuniram algumas vezes, em infindáveis trocas de ideias que culminaram com a fundação da Academia Goiana de Letras.

A inauguração se deu no Palácio das Esmeraldas, no dia 29 de abril, e foi presidida pelo governador Pedro Ludovico Teixeira, a quem os escritores convidaram, como benemérito, para ocupar a Cadeira número 1. Aqueles sete fundadores estabeleceram, de início, 21 cadeiras; e selecionaram, entre os praticantes das letras, os demais 14 integrantes da nova entidade. Os propósitos seguiram as linhas da Academia Brasileira de Letras, mas as restantes 19 cadeiras só foram instituídas e ocupadas na décad de 1970.

Na noite de 26, quinta-feira última, a Academia Goiana de Letras realizou uma sessão diferente; a começar pelo local – o auditório Augusto Fleury, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. O horário – 20 horas, em lugar do tradicional, das 17 horas – também foi novidade. Ao chegar, o convidado era acolhido pela musica do Quarteto de Cordas Obra Prima, que marcou toda a jornada, a intervalos para os discursos, o canto encantador do Quarteto Harmonizza e a perfomance do Grupo Kadoz. Esta parte, sob a liderança do poeta acadêmico Miguel Jorge, interpretando poemas de autores da Casa (envaideci-me ao ouvir a belíssima montagem para o meu poema Luz, que,  há 25 anos, foi musicado pelo talentoso Gilberto Correia).

Essa festa foi ideada pelo presidente Getúlio Targino Lima, que contou com uma comissão formada por Miguel Jorge, Leda Selma (vice-presidente da AGL) e Iuri Rincon Godinho. O trio reafirmou competência. E Miguel, que há mais de 30 anos instituiu as exposições de poemas-cartazes, propôs reviver aqueles momentos, com o artista Omar Souto ilustrando poesia – para nossa alegria!

Outro ponto de realce foi a entrega pelo professor, historiador, poeta e compositor Nasr Chaul (que dirige, atualmente, o Centro Cultural Oscar Niemeyer) de um DVD à professora Maria do Rosário Cassimiro. Ela é a acadêmica homenageada em 2012 com o Ano Cultural da Academia. Cassimiro  presidiu a AGL por dois mandados. O gesto de Chaul revelou a parceria entre o CCON e a AFL, com oProjeto CCONhecer (assim mesmo, com CC), que consiste na realização de entrevistas com intelectuais e artistas goianos. A Academia Goiana de Letras é a primeira instituição enfocada.

Com essa festa, sente-se que o presidente da entidade, o poeta e professor Getúlio Targino Lima, pretende efetivar a data como um ato público, e não mais restrita apenas ao ambiente interno. Essa primeira festa deixa claro que, doravante, os imortais goianos festejarão seu aniversário em feliz parceria com ativistas de outras artes, bem como de nomes notáveis da sociedade local – como, desta feita, se deu com os médicos Syd de Oliveira  Reis e Nabyh Salum.

* * *

3 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA POETA E JORNALISTA LUIZ DE AQUINO.UMA VERDADEIRA AULA DE HISTÓRIA. PARABÉNS! Ireci Maria, sua leitora.

Mara Narciso disse...

A ordem é a interação. Poema mais música, poema mais pintura, são combinações que valorizam os dois lados e despertam maior atenção do público. Escrever para apenas os seus pares lerem, é bom, mas não é suficiente. Boas parcerias, então. Quanto a ser antiga, prova mais uma vez que Goiás tem cultura efervescente há 73 anos, ocasião quando Goiânia estava nas fraldas. Parabéns, pessoal!

Anônimo disse...

Poeta Luiz,

Que bela homenagem ao aniversário da AGL!!!Seu texto me fez sentir como se estivesse presente à solenidade ,tamanha sensiilidade ao descrever os acontecimentos!!!Gostaria de conhecer o seu poema LUZ,citado na crõnica, não consegui encontrá-lo na sua página.Parabéns pelo aniversário dessa casa que tem a alegria de um imortal membro tão apaixonado como voce!
Um abraço,com toda minha admiração!

Tania