Páginas

sábado, janeiro 12, 2013

Adeus, Guido Tosi; a Deus!



Adeus, Guido Tosi; a Deus!



O começo, em 1857.
O Bologna, naquele tempo, ficava na esquina da Rua 9 com a Av. Anhanguera. Funcionou depois na Rua 8, acima da Rua 3, e há mais de vinte anos está na Rua 3, ao lado do Mercado Central. No Período de 1987 a 91, morei no Edifício Fidelis, na mesma linha de calçada do restaurante italiano, tendo entre nós apenas o estacionamento do citado mercado. Naturalmente, fiquei muito mais freguês do que antes (e depois).

Aprendi que o Sr. Guido dava férias coletivas, fechando o restaurante por um mês, a cada ano, preferencialmente (ou sempre) em outubro, quando viajava à Itália com a família; aprendi que isso de “filé à parmegiana” é um prato brasileiro, porque em Parma, disse-me ele, não se come filé, mas contra-filé; e aprendi que a qualidade dos produtos do famoso Bologna goianiense deriva de sua tenacidade e coerência, pois a casa sempre foi tocada por ele e a esposa, Dona Corina (gosto de escrever “dona” em maiúscula, quando precede o nome), e seu irmão Efrem. E a filha Cristina, que cresceu naquele ambiente de família e trabalho, certamente não saberá precisar a data de seu envolvimento com a notável cantina.

Guido, Dona Corina e Efrem.

Sobretudo nos últimos anos, um dos meus prazeres, além do sabor dos pratos inigualáveis de Dona Corina e Efrem, era mostrar a casa aos amigos de fora; inevitavelmente, puxava uma breve conversa com o “nono” e veterano empresário, que contava, com indisfarçável prazer, a história da casa – quase sempre mandando chamar Efrem e Dona Corina para mostrar, ao vivo, essa linda história de trabalho e amor ao Brasil e a Goiás, sem jamais descuidar-se de sua origem – a península itálica.

Agora, nesta manhã chuvosa de sexta-feira, 11 de janeiro, soube do passamento do ilustre goianiense que temperou nossa história com sua vida e sua grandeza. O Sr. Guido deixa-nos as boas lembranças, e deixa-nos o Bologna com a mesma essência que há de continuar por várias outras gerações. Fica em mim uma leve tristeza por sua ausência, mas uma grande alegria pela grandeza de sua contribuição.

Agora, Dona Corina e Cristina Tosi, é com vocês... Deus as abençoe e também ao Efrem.


* * *

Fotos: página do SEBRAE/GO - http://www.sebraego.com.br/site/site.do?idArtigo=1143

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Poeta! Belo texto. Você faz parte da história de Goiás. Bela homenagem ao sr. Guido Tosi.Ireci Maria.

Mara Narciso disse...

"Quem parte leva/saudades de alguém/ que fica chorando de dor". Sempre assim, quando gostamos da pessoa. Porém costumam deixar partes boas para nós, e ótimas lembranças. No caso, grandes e deliciosas lembranças.

Terri disse...

Awesome!