Páginas

quarta-feira, setembro 27, 2017

Deixem o Basileu França em paz!




Deixem o Basileu França em paz!



– Sempre que ouço a palavra cultura sinto ânsias de sacar minha arma – teria dito Goebels, o chefão da propaganda de Hitler.

Sempre que vejo pessoas cometendo atos que resultam em malfeitos, recordo-me de Carmo Bernardes (não, não lhes direi quem foi ele, apenas deixo que imaginem) que, ainda nos meados da década de 1960, num artigo inflamado, afirmou que não escreveria ali o nome da diretora do Instituto de Educação de Goiás que entregara a aluna Olga Pimentel, presidente do grêmio do IEG, à sanha da PM daqueles anos de chumbo.

Não quero, também, escrever o nome do promotor de Justiça que, a cada quinzena, tem de se fazer presente na mídia, lembrando-me a criança que fui lá pelos primórdios de 1950 e poucos: um super-homem, um capitão-marvel, o caubói como Durango Kid ou, se fosse uns anos mais tarde, um espião como James Bond.

O mesmo baluarte da vigilância sistemática contra tudo e todos (às vezes ele acerta, mas sequer se dá conta; importante, parece, é estar sob os refletores da tevê a cada semana) apontou seu fuzil HK contra nada menos que o maior centro de formação em artes do país, o Itego Basileu França. O pretexto, desta vez, seria a baixa formação acadêmica dos dirigentes da OS que administra o Instituto – o Cegecon, Centro de Gestão em Educação Continuada. Com uma canetada, a juíza despachou favorável ao que pretendeu o promotor, levando ao desespero nada menos que 4.800 alunos e 243 professores dos cursos de artes visuais, música (teoria, instrumentos, canto), dança, arte-educação, teatro, arte-inclusão, produção cênica e circo.

Incomoda-me isso! A minha geração lamenta não ter, em seu tempo próprio, algo como esse Instituto Tecnológico. O que a escola regular não oferecia, aprendemos sozinhos. Imagino como terá sido nos tempos dos que me antecederam uns 30 anos, como o já citado Carmo Bernardes, seus contemporâneos, Eli Brasiliense, Bernardo Elis e José J. Veiga, além, obviamente, do igualmente saudoso professor e acadêmico Basileu Toledo França, que dá nome ao Centro e ao seu teatro.

Este Goiás de agora tem tudo isso. Tem o Hugo e o Crer, o HDT e o Hugol, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e o Hospital Geral de Goiânia – unidades de saúde muito bem construídas e equipadas com critério, gerenciadas por organizações sociais que proporcionam a qualidade conhecida de tais hospitais. Mas as nossas escolas públicas regulares poderiam, também, estar sob a gestão das ditas organizações sociais.

Montar e manter um núcleo como o Basileu França não é tarefa para amadores – mas o promotor e a juíza entendem que os dirigentes do Cegecon são amadores e sequer lhes deu a chance de serem questionados. Nem o promotor nem a juíza indagaram sobre os talentos ali formados, ora em atuação, em suas respectivas competências, por todo o país e em eventos noutras terras, para outros povos.

Certamente, não consideraram o nome de Basileu Toledo França. Certamente não sabem das orquestras formadas de alunos e ex-alunos daquele Itego. Sem dúvida, jamais pisaram o solo do Teatro Basileu França – cenário para incontáveis peças teatrais e concertos das orquestras, tudo fruto do trabalho “dos de-casa”.

Talvez aí esteja a ojeriza de tais autoridades: costumo dizer que Goiás se faz dos nativos e dos adventícios (pessoas que vieram de fora e aprenderam a gostar de pequi e pamonha, como qualquer nativo, como nós). Infelizmente, temos também entre nós os forasteiros – gente que veio de fora – que se recusam a criar raízes por aqui. Estes nos depreciam, falam mal do nosso sotaque, do nosso jeito roceiro e do nosso típico linguajar... mas como essa gente gosta do dinheirinho que se ganha aqui! E se constatam que começamos a acertar, a aprender como fazer melhor, que começamos a nos destacar em nossos fazeres – especialmente os fazeres da cultura – repetem Goebles e sacam suas armas.

Ora, ora... Cuidem das questões da segurança, do tráfico de drogas, da violência contra as minorias! Não fosse o Itego Basileu França, é certo que o contingente do “estado paralelo” estivesse maior, muito maior, aqui em Goiás. Portanto, não fosse esse centro de formação de arte e cultura, o “estado paralelo” teria muito mais facilidade por aqui.


******


Luiz de Aquino é escritor e jornalista, membro da Academia Goiana de Letras.

2 comentários:

Antonio da Costa Neto disse...

Concordo plenamente. Não consigo entender muito das características e das performances, especialmente, das culturais de Goiânia, de Goiás e do seu povo, sejam nativos ou os que vêm de outras plagas e logo se impregnam dos diletantismos inúteis, dos ranços, da burocracia excessiva, do conservadorismo vulgar, da "tupiniquinhense" em comparação a outras cidades, metrópoles ou capitais. Um horror absoluto. Sou goiano por tradição e nascença. Nasci no Bonfim, hoje Silvânia, o que me dá alegrias e tristezas, mas...
Moro hoje em Brasília e sempre que me perguntam por que eu não me mudo pra Goiânia, sempre respondo que é porque Goiânia é muito cheia de goianos, esta gente fechada, dicotômica, elitista, preconceituosa, burguesa e judáico-cristã demais da conta... Realmente, não dá. Viajo sempre para grandes e pequenas cidades e nunca vi nada tão duro, difícil e, de alguma forma, constrangedor. E "vamos deixar o Basileu França em paz", mas para isto é preciso mudar muita coisa. Alterar, evolutivamente - quando digo isto, digo que é para melhor, embora pareça que estou reafirmando o óbvio. Mas com a "goianada" é assim. E dificilmente ela entende.

Sônia Elizabeth disse...

Bravo, bravíssimo, amado poeta Luiz De Aquino. Acertou na mosca. O nome do dito jurista? Ah, o nome, muitas vezes, é apenas um detalhe.