Páginas

sexta-feira, maio 03, 2013

A vez dos teatros


A vez dos teatros



Gostei de saber e cuidei de divulgar imediatamente a campanha que enceta o ator Ivan Lima, fundamentado em lei municipal de São Paulo quanto à construção de teatros nos xópins. A intenção é trazer o exemplo para Goiânia – claro, no princípio de que devemos, sim, aprender e repetir o que se mostra positivo em outros pontos do país e que pode, perfeitamente, ser usado entre nós.

Trata-se de estimular a construção de casas de espetáculos, propiciando à cidade meios de aperfeiçoamento do aparelho de cultura – o que equivale dizer entretenimento e aperfeiçoamento cultural. Vejam o que escreveu Ivan Lima no Facebook:
         
         “Acorda, Goiânia: pela legislação de São Paulo, as áreas dos teatros não são computadas pela prefeitura para o cálculo da outorga onerosa, uma taxa paga ao município de acordo com a construção. Desde 1991, todos os shoppings da cidade com mais de 30 mil m² são obrigados a ter ao menos um cinema e um teatro com 250 lugares cada. Em São Paulo desde 1994 uma lei concedeu benefício fiscal aos teatros, que ficaram isentos da outorga onerosa.  Desde 2003, o benefício foi ampliado para cinemas: todo shopping com um projeto de teatro aprovado tem direito de construir um cinema na mesma proporção sem pagar. Alguns shoppings, obtiveram o benefício e hoje tem TEATROS dos mais diversos tamanhos. Acorda, Goiânia! Vamos construir teatros nos shoppings!”.

A medida há de envolver, muito especialmente, o Executivo da cidade e a Câmara Municipal. É preciso sensibilizar o prefeito e os vereadores, mas é preciso que as entidades culturais de todos os segmentos, com ênfase para os grupos de teatro e de música, as escolas de tais artes e todos os consumidores de arte da cidade e proximidades se manifestem!

A expressão é interessante – “outorga onerosa” – que vem a ser uma taxa específica (ou conjunto de taxas) de construção. Teatros e cinemas ficam isentos de tal custo (que não é dos menores), como incentivo a tais escolhas. Se dá certo em São Paulo, certamente dará certo em Goiânia. Mas, insisto, as instituições culturais de qualquer natureza precisam se manifestar. Aliás, incomoda-me – e a muitos dos que se empenham nessas causas – o silêncio inexplicável dessas instituições, sobretudo das entidades representativas culturais. Incomoda-me, e muito! E a muitos os que concordam comigo – e esses “muitos” são muito mais do que se possa imaginar – a impressão que fica é a de que alguns dirigentes cuidam apenas de seus interesses e do brilho de seus  próprios umbigos.

Por enquanto – e é este o meu propósito neste texto – quero conclamar os artistas e apreciadores de arte que se mobilizem nesta campanha de Ivan Lima.

Noutra ocasião – e tenho tempo para isso – falarei da estranha escolha de pessoas de letras em favor das embalagens de alguns, em detrimento do conteúdo dos que realmente interessam. Aguardem-me!


* * *

6 comentários:

Pedro Du Bois disse...

Valeu, Aquino! Resgatar a construção de teatros é trazer a literatura para a cena. Trazer o público ao conhecimento através da distração. Boa sorte com sua campanha!

Sueli Soares disse...

Cheguei há pouco do Rio, li e percebi que os seus macaquinhos estão indóceis. Teatro e cinema sempre me interessaram muito, mas como aqui na roça não temos absolutamente nada, corremos para a Cidade Maravilhosa, quando possível.

Leda Selma disse...

Nenhuma novidade a qualidade do seu texto, Luiz, tanto no conteúdo quanto na concatenação das ideias, no manejar das palavras, enfim, é uma crônica de Luiz de Aquino. Aguardemos o próximo tema... Beijocas. Lêda

Anônimo disse...

Bom dia Poeta Luiz. Parabéns por maravilhoso texto. Muito bom sua campanha, mais teatro, lazer e cultura. Maravilhosos seus textos.O seu blogger sempre trazendo temas de grande aproveitamento para todos nós.Você é o meu poeta preferido.Estou relendo seus livros que adoro! Suas poesias são um "deleite". Leio com atraso, mas leio sim. Ireci Mariah.

Mara Narciso disse...

Nesse meio tempo, que se vá formando e sofisticando o público para que a iniciativa tenha de fato bom proveito.

mc-consul@hotmail.com disse...

Luiz ótima ideia, enquanto os Teatros convencionais são caros para a grande maioria da população, nos shopings teríamos preços mais acessíveis. E o texto, a crônica, sem novidades, uma maravilha. Esperemos pois pela próxima, bjs.