Páginas

quinta-feira, agosto 22, 2013

Essência em Pirenópolis e um pé em Aparecida de Goiânia


Essência de Pirenópolis e
um pé em Aparecida de Goiânia


Aí vem mais um livro meu. Um livrinho sem pretensões, como são todos os da minha lavra. Desta vez, volto-me para “o meu quintal”, isto é, para a intimidade dos meus mais próximos: enfoco meu avô Luiz de Aquino Alves; meu pai, Israel de Aquino Alves; e o amigo José Pinto Neto, parceiro de meu pai desde 1940 e meu também, desde o começo dos anos 70 daquele século em que nascemos. Essa parceria, ceifou-a um câncer que o levou de vez aos 69 anos (carnaval de 1991).

O nome é “Concerto de boêmios”, e este é um título muito feliz. E se os reverencio nessa obra é porque os três influíram muito nos meandros da minha personalidade, iluminando-me nas letras com o vigor de suas músicas. Com eles descobri a poesia nas canções e o gostar das rodas de violões, mas enfatizo com galhardia o ambiente das serenatas e das incontáveis tocatas.

Esse lado musical e lúdico, essa verve das artes, plantou-se em mim pela prática dedicada à leitura – um hábito marcante em minha mãe – e na rotina dos saraus musicais e das serenatas, marcos indeléveis em meu avô e meu pai. As serenatas, se eventuais em Caldas Novas, em Pirenópolis eram rotina. Vem daí, pois, a justificativa para o lançamento na terra das cavalhadas e dos mascarados do Divino.

Sendo assim, marcamos para a noite de sexta-feira passada, dia 23 de agosto, no Teatro de Pirenópolis, o lançamento desse livro que é, apenas, a minha homenagem aos três boêmios da minha fôrma: Luiz de Aquino Alves, o velho maestro da Banda Fênix, seresteiro desde os sete anos, até a despedida da matéria, na idade de 78 anos; Israel de Aquino Alves, o meu Véi Raé; e Zé-Pinto, parceiro inesquecível.

São eles, pois, as marcas originais da boemia (sem acento) e da vocação às letras. 

E volto ao tema “casas de letras” (crônica minha de 28/07/13) e centralizo atenções na Academia Aparecidense de Letras (de Aparecida de Goiânia, para onde fui levado por indicação e convite do poeta Almáquio Bastos). A Academia, agora presidida por Renato Rodrigues, começa a firmar-se na comunidade local. Há duas semanas, o grupo de escritores (eu no meio) visitou o ex-prefeito Freud de Mello, a quem agradeceu por ofertar, sem ônus, uma ampla sala de seu edifício, no centro da cidade, para reuniões e eventos da entidade; esta semana, o prefeito Maguito Vilela recebeu o presidente e alguns acadêmicos, que expuseram-lhe os propósitos da Academia e as carência comuns a instituições culturais. Resultado: o prefeito comprometeu-se em oferecer à Academia um imóvel, no centro histórico de Aparecida, para abrigar a entidade.

Diretoria e membros da AAL regozijam-se com a receptividade das autoridades, após dez anos de muita luta. Que os próximos passos sejam igualmente venturosos e que, em breve, se possa inaugurar a sede. A cidade cresce a olhos vistos e precisa ampliar seu equipamento cultural. Se o poder público ajuda, os escribas continuam atuando.


* * *



4 comentários:

Ridamar Batista disse...

Parabéns meu amigo
muito sucesso e que a felicidade esteja presente sempre.
Um abraço cheio de ternura e paz.
Ridamar

Rosi Soares disse...

Parabéns primo, fico muito feliz por mais esse filho seu e por mais essa etapa alcançada em sua luta, beijos, com Deus

Rosi Soares disse...

Parabéns primo, fico muito feliz por mais esse filho seu e por mais essa etapa alcançada em sua luta, beijos, com Deus.

Mara Narciso disse...

Parabéns, sucesso e boas vendas. Reverenciar quem nos guiou é um ótimo motivo para ser feliz.