Páginas

domingo, outubro 20, 2013

Festejar a Poesia e o Poeta


Festejar a Poesia e o Poeta


Hoje, 20 de outubro, é o Dia Nacional do Poeta, segundo uma breve tradição: a data agrega-se ao ano de 1976, em torno de uma iniciativa do poeta e homem de múltiplos ofícios (nas leis, nas letras e nas artes) Menotti Del Picchia (1892-1988).

O registro fala em Dia Nacional da Poesia – mas este é festejado, já, há muito tempo, no dia natalício do Poeta dos Escravos, Castro Alves (14 de maio). E, há menos de três semanas, recebi muitos cumprimentos pelo Dia do Poeta (4 de outubro), assim comemorado em São Paulo e no Paraná.

Procurei saber sobre essa multiplicidade de datas e encontrei:

20 de Outubro: Dia Nacional da Poesia / Dia do Poeta - comemoração de brasileiros, que também é conhecida como "Dia do Poeta", para marcar a data da fundação do chamado "Movimento Poético Nacional" brasileiro, ocorrida na cidade brasileira de São Paulo-SP em 20 de outubro de 1976, a partir de um encontro realizado na casa do Poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro, Paulo Menotti Del Picchia.
(Fonte:
 http://diasde.com/20-de-outubro/#ixzz2iGxr4FEf).


14 de Março: Dia Nacional da Poesia - comemorado no Brasil, para marcar a data do nascimento do abolicionista e poeta brasileiro do romantismo, Antônio Frederico de Castro Alves [ou simplesmente, Castro Alves], que veio ao mundo em 14 de março de 1847 e que teve apenas 24 anos de vida, passando à posteridade como o "Poeta dos Escravos", pois suas principais poesias foram marcadas pelo combate à escravidão. (Fonte: http://diasde.com/14-de-marco/#ixzz2iGysxRdY).


4 de Outubro: Dia do Poeta - comemoração dos Estados brasileiros do Paraná [Lei Nº 7.288 de 27 de dezembro de 1979] e São Paulo [Lei Nº 1.478 de 30 de novembro de 1977], surgida a partir de uma sugestão da Academia Cristã de Letras de São Paulo, para ser celebrada no "Dia de São Francisco de Assis", que também foi poeta, com seus cânticos de Louvor.
(Fonte:
 http://diasde.com/4-de-outubro/#ixzz2iGzSv2x0)


Festejemos, pois.

Ontem, 19 de outubro, comemoramos o aniversário de Vinícius de Morais – o centésimo! Bem fariam os brasileiros em consagrar a data ao poeta lírico – a ele e  à bossa nova, o gênero musical que acasala melodias e poemas de finíssima qualidade, capaz de despertar e (ou) aprimorar o sentimento de amor romântico, do sentir telúrico e do amor-próprio (ou auto-estima, como dizemos hoje). A bossa nova é uma forte marca brasileira, tanto quanto a construção de Brasília, a conquista da Copa Mundial de Futebol e outras referências nossas ante o mundo, naquele segundo quinquênio da década de 1950.



* * *



3 comentários:

Luiz de Aquino disse...

O professor, poeta e acadêmico José Fernandes (UFG - AGL) elaborou minucioso e bem construído estudo acerca do poema A Casa, de Vinícius de Morais: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1205/965

Tania Rocha disse...

Querido poeta,
Seja 4 outubro, 14 março,20 outubro,louvo as datas que festejam a poesia. Obrigada pelo texto,informativo .
A você ,um abraço carinhoso e parabéns pelo legado poético que tanto encanto deixa aos que gostam de poesia.

Mara Narciso disse...

O Dia do Poeta deveria ser um dia de estímulo a leitura de poemas, com incentivo a se criar um espírito mais abstraído e lúdico. Boa ideia levantar essas datas com o intuito de unificação. Com apenas uma data, as comemorações ganhariam força e fôlego. Eu não sabia dessa multiplicidade toda.