Páginas

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

De Sônia Elizabeth:


"É incrível e bonito o tratamento que o poeta confere à mulher, o respeito pela mulher"


Na tarde do domingo de ontem, modorrenta e calma como costumam ser as tardes domingueiras, finalizei a primeira leitura do livro POESIA COMPLETA, de Luiz de Aquino. Luiz de Luiz De Aquino Alves Neto, uma seleção de poemas extraídos de seus livros
 
Sinais da Madrugada, 
De Mãos Dadas com a Lua , 
Canto de Amar , 
Menina dos Olhos
Isso de Nós, 
Razões da Semente, 
Sarau, 
As Uvas, Teus Mamilos Tenros, 
Poemas de amor e Terra, 
De Amor e Pele 
De Amor e Ontem. 



Como poeta e leitora que sou (e não crítica literária), a apreciação que faço de uma obra assim é sustentada na minha observação poética e humana, aliada à capacidade, mínima que seja, de transbordar dos poemas o que me oferecem de mais substancial e verdadeiro.

P
OESIA COMPLETA tem apresentação do poeta e jornalista, membro da Academia Goiana de Letras, Iúri Rincon Godinho, e Prefácio-Estudo da escritora, mestre e professora em literatura, além de crítica literária Jô Sampaio, ambos plenamente capacitados naquilo que desenvolvem e que vieram dar brilho e enriquecer ainda mais a publicação
de Luiz de Aquino.

Do começo ao fim, os poemas de Aquino prenunciam amor, bebem amor, alimentam-se de amor, salvam-se ou naufragam em meio ao amor. É incrível e bonito o tratamento que o poeta confere à mulher, o respeito pela mulher, mesmo desvirginando seu corpo e sua alma. Na verdade, ouso dizer que Aquino se revela um ser entregue aos sentimentos que jorram do corpo feminino, e, nesse sentido, é quase um servo de toda essa entrega e esse fascínio. 

Aquino é um menino tragado pelo deslumbramento erótico, mas um erotismo que se revela bem trabalhado, consciente, assumido. Nem um pouco piegas ou desrespeitoso. Ao contrário, ele ama e assume a integridade e os riscos do derramamento. Aquino não tem peias nem tramas, se joga, se atira, desmancha. Se sai incólume ou não (impossível sair incólume de enxurradas de prazer), pouco se lhe avilta. É um amoroso em cada verso, palavra, adjetivo. E, nisso, vejo-o muito próximo de Vinícius de Morais, até porque a poesia amorosa de Vinícius se sobrepôs à social, e sabemos que foi um incansável amante, que de tanto amar amou tantas vezes. E não ter vergonha de falar de amor é um mérito que os poetas conhecem muito bem.


M
uitas releituras ainda virão dos poemas de Luiz de Aquino. Após a primeira (do livro POESIA COMPLETA), tendo em vista que já conheço de longas datas o verbo desse vate, deixo aqui minhas simples e despretensiosas impressões. E recomendo aos leitores de boa poesia.


Sônia Elizabeth

2 comentários:

Rosy Cardoso disse...

Rosy Cardoso Parabéns Sônia Elizabeth Nascimento Costa, você descreveu nosso menino Aquino -Luiz De Aquino Alves Neto - primorosamente, carinhosamente e incansável em amar. Menino que construiu seu caminho com pedrinhas poemadas, onde passaremos apreciando enxurradas de prazer!

Sônia Elizabeth disse...

Faço apenas jus ao talentoso poeta, cronista e jornalista Luiz De Aquino. E tenho dito.