Páginas

domingo, setembro 11, 2016

Uma festa acadêmica



O recém empossado Nasr Chaul, entre o governador de
Goiás e a presidente da Academia Goiana de Letras



Uma festa acadêmica


Desde junho, a nossa Casa – a Casa Colemar Natal e Silva, sede da Academia Goiana de Letras – está sob trabalhos de restauração, agredida pelo tempo e as intempéries. A obra há de se estender até dezembro e somente em fevereiro, ao retornarmos do indefectível recesso de janeiro, voltaremos à rotina dos trabalhos.

Nossas reuniões ocorrem, agora, na sede da União Brasileira de Escritores, da qual somos todos nós membros (eu, pessoalmente, desmembrei-me por questões circunstanciais em 2002, mas naturalmente não sou estranho a uma instituição que já tive a honra de presidir). Ali, no Auditório Yeda Schmaltz, além das reuniões ordinárias, tivemos a eleição do mais novo dos nossos membros, o poeta Itaney Campos, a empossar-se no dia 24 de novembro, em local ainda a ser definido.

A propósito, na última quinta-feira, dia 8 de setembro, tomou posse o historiador e cancioneiro Nasr Nagib Fayad Chaul, ativista cultural, atual superintendente executivo de Cultura na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes. A solenidade se deu no Salão Dona Gercina, do Palácio das Esmeraldas, onde os acadêmicos e convidados do novel acadêmico – amigos e familiares – foram recebidos pelo governador Marconi Perillo.


O acadêmico Edival Lourenço
recepcinou Nasr Chaul
A sessão foi magistralmente conduzida pela presidente, acadêmica Leda Selma de Alencar, e secretariada ad hoc pelo acadêmico Getúlio Targino Lima. O acadêmico Edival Lourenço proferiu o discurso de recepção a Nasr Chaul, discorrendo sobre sua vida, sua carreira no magistério da Universidade Federal de Goiás e de autor de centenas de canções, com ênfase para Saudade Brejeira (pareceria de Chaul com o maestro José Eduardo Morais).

Chaul discorreu sobre o patrono da Cadeira 3 – a que passa a ocupar – e seu último ocupante, o escritor Humberto Crispim Borges, dois nomes marcantes na História de nosso Estado e das letras que aqui praticamos. E ao encerramento, já investido da nova condição, recebeu o diploma de Membro Efetivo das mãos de Leda Selma e o Colar Acadêmico, que lhe foi colocado pelo governador Marconi Perillo.


Marconi entrega o colar
acadêmico a Chaul
O ritual de uma Academia de Letras costuma ser rígido e por isso somente dois discursos são proferidos – o de boas-vindas e o do empossado. Contudo, dentro do que lhe possibilitava tal rito, Leda Selma simbolizou em Marconi Perillo sua saudação às autoridades presentes, com destaque para a secretária da Educação, professora Raquel Teixeira, e escolheu o médico Sid de Oliveira Reis, um dileto mecenas e amigo do nosso sodalício, para representar nele os convidados presentes.

Marconi Perillo tem uma história de ações e atitudes beneméritas para com o universo das artes, no qual se insere o segmento literário, objetivo maior da AGL. E Sid de Oliveira Reis, médico renomado e desportista apaixonado, é proprietário e gestor do Laboratório Núcleo, prestador de serviços inestimáveis no segmento médico, incluindo-se métodos e equipamentos únicos no Estado.

Como presidente do Goiás Esporte Clube, abriu uma importante janela nas rotinas do famoso clube ao convidar para diretora de ação cultural a escritora acadêmica Leda Selma – nunca vi, antes, um clube de futebol aliar ao seu ofício ações de arte e letras. Em sua gestão, os muros da sede esmeraldina, no Setor Bela Vista, ostentavam poemas de autores goianos – até eu, vila-novense, tive um poema exposto na quadra do Verdão da Serra.

Desde outubro, Dr. Sid aplica em favor da AGL seu gosto pelas letras da nossa terra. E demonstra apreço à música erudita ao programar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jayme, no próximo 23 de setembro, no Teatro Goiânia – evento que marca os 30 anos de atividades de seu Laboratório Núcleo.

Parabéns, dr. Sid, por sua história dentro da vida de Goiás! Parabéns ao Núcleo! E boa festa com a Sinfônica de Goiânia!

*****


Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.

Um comentário:

Mara Narciso disse...

Mesmo conhecendo apenas parte dos citados é bom ler sobre atividades culturais.