Páginas

sábado, janeiro 30, 2010

Meia-Ponte do Rosário, Pirenópolis (Carta de Ana Maria Taveira)



Carta da escritora Ana Maria Taveira
sobre o meu livro Meia-Ponte do Rosário, Pirenópolis





Goiânia, 20 de janeiro de 2010


Prezado amigo, escritor Luiz de Aquino:


Ler um livro é como manter uma agradável conversa com o escritor. Embora não haja interação verbal, visto tratar-se de um monólogo, aquele que lê se apraz em percorrer, com o autor, por caminhos variados e às vezes desconhecidos em mágicas viagens; viver com ele acontecimentos, passeios, recordações da infaância e juventude e tudo mais que ele queira nos contar.

Quem lê vê pelos olhos do autor “campos vestidos de verde, antes castanhos” com “pastos fazendo fundo, como tela de pintor”, ouve com ele “o sussurro dos rios” e, ao longe, o som romântico de um trombone chorando saudades, dedilhado suavemente em braille, pelo avô-seresteiro, que desliza seus dedos nas teclas, com a “ternura de quem acaricia a mulher amada”.

Li tudo com atenção, voltando a ler, muitas vezes, as páginas ou trechos de maior agrado.

Na crônica “Goiás, Comida e Poesia”, a poesia flui como cristalina e abundante água da fonte: “amor é poesia, amar é divino e poético”. Permita-me acrescentar que “sem amor a vida perde o sentido”.


Comovi-me com seu desejo e pureza quase infantis de “ser garçom,e colocar na bandeja os onhos solicitados e entregá-los de graça, feito anjo”. Assim, quando afirma que “quem me conhece ou me ama ou me odeia”, julgo a assertiva primeira a correta. E estou entre eles, admirando sua pessoa gentil e seu trabalho sério, inteligente, mordaz vez por outra, que tanto prende e encanta o leitor.


Foi muito bom conhecer sua queridinha Pirenópolis, a

Meia Ponte do Rosário. Acompanhei sua devoção à obra e à pessoa de José J. Veiga, seu ídolo. O empenho obstinado em manter viva sua memória “para que não se perca na brancura das lembranças”.



Enfim, foi uma “viagem”, muito proveitosa, bastante agradável “ouvi-lo” contando casos e histórias, suas críticas às vezes picantes, e em outras, aprovações generosas.

Recomende-me a Mary Anne e Lucas. Parabéns pelo ótimo livro.

A amiga, colega de ofício,

Ana Maria Taveira





Fotos: Luiz de Aquino, Dalva J. Pereira, Internet e arquivo pessoal de Ana Maria Taveira


3 comentários:

Wanda disse...

Luiz,
Também já li esse seu livro e concordo inteiramente com a escritora Ana Maria Taveira. Essa, sim, sabe o que fala.
Hoje mesmo eu disse a você que eu adoooro tudo o que escreve. É a mais pura verdade, poeta querido.
Ler quem tem sensibilidade é a maior delícia do mundo.

Beijos

Luiz de Aquino disse...

Obrigado, Wanda.
E muito obrigado, Ana Maria! Recebo sua carta como um carinho, um afago da colega aos meus sentimentos, que busco traduzir em cada frase desse livro.

Maria Helena Chein disse...

Li a carta da Ana Maria sobre o seu livro e gostei muito.
E você continua seu trabalho de ver e mostrar tantos problemas, tanta corrupção em nosso meio. Atento e direto, é um guardião de nossos bens. Mas há tanta falta de vergonha e má fé imperando, meu Deus!

Bjs.
Maria Helena