Páginas

sexta-feira, agosto 27, 2010

De Gomes Filho e Domício Proença Filho

De Gomes Filho e Domício Proença Filho


Aprendi com as leituras que o abraço é o gesto mais próximo da definição ideal das relações humanas. Ao abraçar alguém oferecemos uma energia e recebemos o mesmo da pessoa que nos motivou. Então, um abraço é troca. E o valor dessa troca está justamente no fato de que cada corpo, de qualquer natureza, é portador de energias próprias.




Eu e Dona Nenzinha



Sendo assim, esclareço essa foto: a bela senhora que eu abraço, e que me devolve o carinho em tempo e densidade simultâneo e equivalente, é Dona Nenzinha, viúva do agora centenário Professor Gomes Filho (para os goianos com mais de meio século, recordo que é o mesmo que marcava presença em todos os números do “Café de Esquina”, o suplemento de humor do semanário “Cinco de Março”).

Preciso contar, porém: a Prefeitura de Pirenópolis, por sua Secretaria de Cultura, resolveu homenagear pirenopolino ilustres. Nesse propósito, o casal Ita e Alaor Siqueira, tradicionais violinistas seresteiros, estrearam a série. Em seguida, foi a vez de Pérsio Forzani, o pintor da cidade e de seus casarões históricos. Depois, meu pai, Israel de Aquino Alves, quando de seu aniversário de 88 anos. E então, por palpite meu, marcamos para 20 de agosto, sob um luar impecável, a três noites do plenilúnio, para reverenciar a memória de Joaquim Gomes filho.

Regina Jardim e Luiz Antônio


Gomes Filho (foto ao lado) é meu padrinho literário. Orientou-me quando da edição do meu livro de estréia, O Cerco e Outros Casos (1978) e estreou comigo nesse livro, redigindo o prefácio. E assim, com as presenças de Dona Nenzinha (Reginalda Fleury Gomes) e suas filhas Ana Maria, Helena e Maria Helena,  realizamos o sarau, com os músicos Zezé Catirina, Jerônimo Forzani, Sérgio de Almeida Prado e Luiz Antônio Godinho. Registre-se ainda a voz marcante, afinada e bela de Regina Jardim, da estirpe de Veiga Valle (o santeiro meia-pontense que se mudou para a Capital Vila Boa e deu origem às famílias que ostentam seu sobrenome).

Regina Jardim e o Regional


Coube-me o privilégio de conduzir o evento, e contei com as falas enriquecedoras do vereador Manoel Inácio d’Abadia Aquino e Sá Filho (o nosso Eli de Sá) e do secretário extraordinário e ex-prefeito Altamir Mendonça. Lembrar a vida de estudos e trabalho do velho mestre, suas atuações como deputado constituinte (1947/51) e seus impagáveis trocadilhos rendeu lembranças, saudades e muito riso. Daí o estímulo para esse abraço carinhoso em Dona Nenzinha.

L.deA., Dona Nenzinha e Eli de Sá

A semana reservou-nos mais, muito mais. Na quarta-feira passada, 25, o Conselho Regional de Medicina deixou de lado suas funções ásperas de guardião da ética e das correções legais da prática médica e promoveu um lançamento múltiplo – nada menos que quinze médicos escritores autografaram livros, numa noite memorável. Entre eles, o presidente da Academia Goiana de Letras, Hélio Moreira, e o estreante Alejandro Mejia, que clinica em Caldas Novas há mais de uma década. Uma festa quase impecável, com justo tributo ao falecido Carlos Fernando Magalhães, mas faltaram reverências a Fausto Rodrigues Valle, um dos mais expressivos poetas goianos (embora nascido em Araxá, Minas).

Em meio a tudo isso, os eventos da Revirada Cultural promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (de Goiânia). São cerca de quarenta eventos todos os dias, desde balé e acrobacia até comícios poéticos. Uma pena que a mídia local e os órgãos oficiais de turismo não reconheçam esse esforço de centenas de artistas de elevada qualidade!
Na sexta-feira, 27, o poeta Gabriel Nascente, recém eleito para a Academia Goiana de Letras, recebeu, com o apoio de outros escritores, Domício Proença Filho , da Academia Brasileira de Letras. O imortal veio falar sobre literatura e direito, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado. No sábado, foi homenageado na Academia Piracanjubense de Letras e Artes e, de lá, foi conhecer e curtir as termas da região de Caldas Novas.

Ah, e para concluir! Também na sexta-feira, 27, a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas festejou, com pompas e honrarias, seus vinte anos de existência. (Parece que foi ontem!).



* * *



Luiz de Aquino é escritor, membro da Academia Goiana de Letras.E-mail: poetaluizdeaquino@gmail.com.



11 comentários:

Mara Narciso disse...

Esse tipo de encontro é certeza de troca afetiva e também de nutrição intelectual. Vou anotar e copiar essa iniciativa de publicação em bloco de livros de médicos. Agora fica faltando apenas aquela sua ideia de tempos atrás, de que além de fazermos as trocas de obras, devemos lê-las e comentá-las. Só assim a alimentação cultural será completa.

Sila Coutinho disse...

Aquino, velho amigo. Tudo bem? Tenho acompanhado suas produções literárias, e, confesso, que adoro o que vc escreve. Olha, acabei de adquirir a Livraria Cultural de Caldas Novas. Quero promover alguns movimentos nesse sentido, por aqui. Você tem alguma obra para ser lançada? Gostaria de participar de discussões sobre temas literários pré-estabelecidos? Aguardo notícias. Abraços. Sila

Eric Tirado Viegas disse...

Caro Luiz de Aquino Alves Neto
como semppre cronicas contudentes
abs
Eric

Eric Tirado Viegas disse...

Caro Luiz de Aquino Alves Neto
como semppre cronicas contudentes
abs
Eric

Fernanda Santos disse...

Fernanda Santos Como sempre inovando! Seu artigo de hj no DM veio com uma foto muito LUXUOSA parabéns!

Maura guillardi disse...

COMCORDO COM ELE. UM FORTE ABRAÇO CHEIO DE ENERGIAS POSITIVAS E REFAZEDORAS PARA VOCE, MEU AMIGO. BJS NO CORAÇÃO.

Anônimo disse...

Concordo com ele e com voce. Um grande abraço cheio de energias positivas e refazedoras para voce , meu amigo. Bjs no coração.
Maura

alejandro mejia disse...

Grande Poeta Luiz de Aquino!
Parabens pela crônica mais uma vez! Não posso deixar de agradecê-lo pela lembrança do meu nome e por você ser um dos padrinhos desse meu primeiro livro solo ao lado de Marília Núbile e do pessoal lá da Ed. PUC-Goiás. Você se esqueceu de dizer que, no dia 27, na sexta, você foi um dos principais homenageados lá nos Vinte anos da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, por ser um dos seus fundadores, além da homenagem ao ilustre confrade Israel de Aquino, seu pai, que do alto dos seus 88 anos, ainda deu uma canja tocando duas valsinhas ao violão. Grande abraço,
Alejandro Mejia

Anônimo disse...

Mais um belo texto! Quanto aos 20 anos da ALACAN, foi realmente o maior evento cultural de Caldas Novas. Você e o os demais confrades fundadores foram carinhosamente homenageados. Seu pai, nosso confrade, Israel foi o ponto máximo da festa;sugiro que anexe a este comentário ,uma de suas fotos tocando no evento.Alejandro Mejia,ao piano também, nos brindou com a Cantata nº 4 de Bach.E o Coral Canto das Águas emocionou a todos com o Hino de Caldas Novas.
Obrigada, pelas referências sobre nossa ALACAN!
Marília Núbile.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Luiz, sua prosa é mesmo uma delícia. Você sabe tudo do manejo da pena. Grande abraço.

Clenira de F. Carminatti Valle disse...

Caro AMIGO Aquino.
Hoje posso retribuir-lhe (em nome do Fausto) : "AMIGO".
Ainda me comovo ao ler suas breves, porém bravas palavras no DM de 29/08/2010. Somente os grandes e verdadeiros amigos nos defendem, como o fez, mesmo quando estamos ausentes. Obrigada .Clenira



Clenira de F. Carminatti Valle
Goiania/GO