Páginas

sexta-feira, novembro 19, 2010

Ego feliz


Ego feliz



Este é um texto de saudade. Saudade só, não: é um texto de saudade, de presença e de compromisso com o amanhã, caso esse futuro tenha planos para mim. É que, caso o tenha, sei que é do meu dever retribuir. Ih, parece que ficou confuso! É assim: junto com essa saborosa obrigação de agradecer a Deus pelo novo dia que nasce, bem como render graças também no momento do sono, é preciso responder à chamada do tempo, feito aluno no grupo escolar ou soldado na formatura matinal.

Sendo assim, basta que haja um novo dia para que eu renove compromissos. E nesta sexta-feira em meados de novembro, encontro entre as mensagens do correio eletrônico duas informações: a primeira, de Adriano Curado, confrade na Academia Pirenopolina, dando notícias de seu novo blog, uma verdadeira confissão de amor à terra de Mestre Propício e de Jarbas Jaime: http://cidadedepirenopolis.blogspot.com/.

Adriano enfatiza a nossa Academia, recorda os tempos de sua fundação, conta das primeiras reuniões e do brasão. E, agora, traz-nos uma página especial sobre o artista plástico Pérsio Forzani (que, no ano que vem, festejará conosco seu 80º aniversário) e me presenteia com a publicação de um poema da minha lavra em louvor de Pérsio. Beijos procês dois, meus confrades e amigos!

O outro e-mail, postado poucos minutos após o de Adriano Curado, vem da escritora Clara Dawn, talentosa confreira nas páginas do DM com suas crônicas que nos deixam com uma vontade enorme de ler um romance de sua autoria. Clara publicou, no site da União Brasileira de Escritores de Goiás (a nossa UBE), uma crônica que escrevi justamente sobre Pirenópolis, suas ruas, seu luar e as memoráveis serenatas que foram e ainda são sal e pimenta nos meus textos, no meu coração: http://www.ubebr.com.br/post/cronica/luar-sobre-ruas-tortas-por-luis-de-aquino.

Agora, um pedido de desculpas aos colegas do DMRevista: estou com um atraso de vinte e quatro horas no envio da minha colaboração para este domingo. Foi intencional, escrevi muito estes dias (gastei muito espaço da página de Opinião do Leitor) mas os assuntos avolumaram-se na minha cabeça, quero dizer, estou com muitas opções para a crônica de hoje, mas esses dois eventos alegraram-me o coração.

Atualmente, e sobretudo após ser presenteado com o título de Cidadão Pirenopolino, meu envolvimento com a terra natal do meu pai tem sido mais próximo do que sempre; e no tocante à minha cidade-lar, Goiânia (desde 1963), também ando mais imbuído dela: ganhei título honorífico de Cidadão Goianiense e com uma feliz coincidência: os dois diplomas foram emitidos em datas imediatamente subseqüentes ao meu aniversário (o primeiro em 17/09/2009 e o segundo em 16/09/2010; sou de 15).

Bem, os leitores que me perdoem por esta ostensiva visita ao próprio umbigo. A gente gosta de ser lembrado, homenageado, paparicado... Como me fizeram os amigos Iuri Godinho, Euler Belém e Vassil Oliveira, convidando-me para uma entrevista no programa Outra Conversa (da TBC, canal 13 da tevê aberta em Goiânia), gravado na quinta-feira para veiculação às 21h30min de sábado, 20 de novembro.

Agora, chega! Já lambi meu próprio ego, mas o propósito não é exatamente mostrar-me, nem me considerar melhor que os outros. Quero mesmo é agradecer à Clara, ao Adriano, ao trio Iúri, Euler e Vassil... Ah! O Vassil começou a me fazer feliz ao apresentar-me, disse que eu era “esse belo poeta”... Levei ao pé da letra, mas ele esfriou meu entusiasmo ao esclarecer que não aplica a palavra belo à minha condição física, mas ao meu trabalho de “ativista da poesia”.

Enfim, esta foi uma bela semana! Lutas (vide as páginas de Opinião deste jornal de segunda a quarta-feira, ou o meu blog http://poetaluizdeaquino.blogspot.com), contatos e produção (produzi dois poemas novos que agradaram aos poucos amigos a quem os mostrei; mas amigos, sei não, sempre nos vêem de modo melhor, não é? ), tive o realce nos espaços virtuais acima citados e ainda fui destaque na tevê.

É muita amabilidade para um pobre marquês sem brasão... hehehe.


* * *




Luiz de Aquino, jornalista e  escritor, é membro da Academia Goiana de Letras. E-mail: poetaluizdeaquino@gmail.com

2 comentários:

Amaury Menezes disse...

Luiz de Aquino, meu amigo.
Estou feliz pela homenagem prestada ao pintor Pérsio Forzani. Finalmente esse pequeno grupo de intelectuais de Pirenópolis faz justiça a um injustiçado artista. Digo injustiçado prorque sua importânica para as artes plásticas de Goiás ainda não é devidamente reconhecida. Não conheço pessoalmente o Pérsio mas, conhecendo suas limitações, sei do seu esforço para exercer o ofício de pintor e por isso tenho inveja da sua tenacidade.
Abraço.
Amaury Menezes.

Maria Dulce Loyola Teixeira disse...

mostrar detalhes 12:51 (1 hora atrás)
Caro Luiz,
Meu ego, também, está feliz!
A admiração pela a história de Goiás faz com que, como sentinela a postos, vigie, constantemente, as diversas publicações de poeta ou não poeta, de escritores badalados ou não, enfim, de pessoas sensíveis que amam a sua terra e habilmente transformam seu conhecimento em pequenas histórias que vão ilustrando o dia a dia do goiano.
A sensação varia… nostalgia, felicidade, alegria, tristeza, preocupação, angústia ou saudade só...
Nas últimas semanas, ainda temendo pelo destino da nossa história, aconteceu o que mais esperávamos desde que percebemos a "pretensão" de querer mudar a história de Goiânia cassando Pedro Ludovico de sua Praça. Felizmente, para todos os goianos e, especialmente para a família de Pedro, pensamos que ficou definido que ali na Rua 82 não é seu lugar.
Agradecemos a Deus que intercedeu sabiamente nas mentes de tantos que escreveram mostrando que não se pode negligenciar a história, pediram respeito à memória e assim seja! Amém!
Agradecer a todos, cada palavra, cada frase, cada texto. A sensação foi muito boa.
Agradecer a você, amigo da família, mas nem foi nessa condição que você lutou, lutou pelo correto, pela preservação da verdadeira história de Goiânia, sem cantinhos na Praça, mas alargando as mentes de quem se mantem agarrado em pequenas picuinhas.
Não é função da família determinar ações ao Governo, mas, cabe à família zelar por seu nome e de seus expoentes, quando percebe que estão agindo equivocadamente. Assim foi feito e sempre será, por zelo, por amor à verdade.
Por tudo, agradecemos a cada um, embora, o agradecimento maior será da história depois que Pedro estiver em sua Praça. A Praça Pedro Ludovico Teixeira será recuperada, revitalizada, restaurada e a cidade de Goiânia agradecerá.
Atentos acompanhamos cada dia, não escrevemos mais, não era necessário havia muita manifestação.
Agora aguardamos...

Abraço

Maria Dulce
Visite meu blog c/ historias goianas: http://www.familiapioneira.blogspot.com.br
"Deus dê-me serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para saber a diferença.