Páginas

sexta-feira, julho 27, 2012

Ainda de mulher burra


Ainda de mulher burra


Amigos meus, queridos leitores! Ao publicar uma velha crônica – a da semana passada, escrita em 2003 e sob o título “Gostar de mulher burra”, não sabia que mereceria tanto retorno! Vejam essa carta:

“Quem já conheceu uma pessoa assim sabe muito bem que tudo que o escritor disse é verdade. Tive uma vizinha assim – bem loira mesmo: olhos claros, pele bem cuidada, muito bonita. E muito burrinha também. Estudava Direito (no interior de Goiás), casou-se com um procurador e conseguiu  transferência para Goiânia.  Ela não falava, discursava. Gostava de clichês e se achava o supra-sumo da sabedoria. E eu ficava constrangida com tanta besteira. As outras vizinhas (morávamos em condomínio) a detestavam, pois ela dizia, dentre outras coisas, assim como quem não quer nada:

– Ah! eu troco de roupa com a janela aberta porque aqui não tem rapaz, só homem casado.

“Todo mundo fazia piada quando a pobrezinha saía da roda (pensando bem, pobrezinha nada; um mulherão, do jeito que vocês gostam):

– Eu sou a favor da defensão do verde, pois a natureza é muito importante para as plantas e os animais (ante um projeto de  jardinagem).

– Pretendo levar minha mãe à Europa; ela sonha conhecer a Itália para visitar Fátima. Eu não gosto muito do aspecto religioso, mas temos de respeitar os mais velhos. E minha mãe é tudo para mim. Mãe é a célula-máter da sociedade. Vou percorrer com ela todos os caminhos que Cristo percorreu por lá, naquela época (verdade!!!)

– Não vejo a hora de terminar meu curso e tirar minha OAB, para prestar concurso. É muito ruim trabalhar de cargo comissionário.
– O tabagismo é um dos piores males da humanidade. Ele devia parar de fumar porque as crianças são fumantes compassivas (sobre um amigo que fumava e tinha filhos).
– A fofoca é um dos pecados capitais que a gente tem de aprender a enlevar.

“Pena que eu não me lembre de tudo... Ela gostava de gerúndios, óbvio. E pronunciava bem o plural de algumas palavras – das frases, nem tanto. Amava a palavra inerte e usava-a em lugar de inerente. Tudo era inerte ao ser humano:

–  A raiva, a fofoca, o desprezo, tudo é inerte ao ser humano.

“Certa vez alguém reclamou de rotina, de fazer sempre a mesma coisa, de fazer tudo igual todo dia, aí ela disse que quando era criança reclamou de fazer o dever de casa todo dia. Então a professora, muito sábia, disse que "o sol nasce e dá a volta no céu todo dia".  Mas nossa amiga tinha de ‘complementar’, claro, dizendo que na época aceitou sem questionar, pois era criança e não percebia que às vezes o sol não nascia. Mas hoje sabe muito bem que não é assim.

– Veja lá no Sul, está chovendo faz um tempão! Rotina é algo muito monótono mesmo”.

Como se vê, eu, poeta e cronista, limito-me a continuar repórter e repetir o que vejo, ouço e constato. Não tenho preconceito algum contra as loiras. Amo mulheres inteligentes... e me divirto com as burrinhas.


* * *


6 comentários:

Mara Narciso disse...

Uma tia-avó dizia que Deus soube somar, subtrair e multiplicar,mas não soube dividir, exceto a inteligência. Todos estão satisfeitos com a sua, até mesmo as loiras burras. Todos conhecemos gente assim,que emprega palavras semelhantes, de som quase igual, porém de sentidos diversos. Nos divertimos com a burrice dos outros e nos chateamos com a nossa. Ela nos embasbaca muito mais do que a dos outros, naturalmente. Comum é o detalhe: alardeamos as gafes alheias e escondemos as pessoais. O tema é bom!

Ridamar Batista disse...

Posso duvidar que tenha alguém assim?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pedro Santi disse...

Olá , gosto muito dos seus textos, você pode olhar meu blog também, dizer o que acha e indicá-lo? http://pedrosanti.blogspot.com.br/

Pedro Santi disse...

Olá , gosto muito dos seus textos, você pode olhar meu blog também, dizer o que acha e indicá-lo? http://pedrosanti.blogspot.com.br/

Paulo Rubem, CPII disse...

Caro amigo,
Tenho acompanhado as suas crônicas, apenas na hora de colocar os comentários não consigo apesar de não ser uma mulher burra, mas está "inerte" à minha ignorância em informática.
Um grande abraço,
Paulo Rubem

Geraldo Fonseca Junior disse...

Poeta eu agostei de sua cronica no Diário da Manhã mas a Ana Maria adorou...

- Eu não inventei nada, Geraldo, rsrsrs...

Este é dos motivos por que assino o Diário há mais de 4 anos. Como disse o Morgado, casado com a tia da Ana, a Leninha, "as notDcias no diário vão fundo, enquanto outros jonais dizem fulano de tal o Diário diz o Sr. José mora na rua tal numero tal e matou a paulada na cabeça, e por ai vai".

Geraldo Fonseca Junior