Páginas

sábado, maio 02, 2015

​Pátria Educadora é isto?


Pátria Educadora é isto?



Ah, Pátria Educadora! Sim, esta que sofreu, de imediato, corte de sete bilhões de reais no orçamento, essa cujas universidades federais tiveram de retardar em até um mês o reinício das aulas e passam por agruras indescritíveis. Pátria Educadora que paga mal aos profissionais da Educação, que delega a estados e municípios parte das responsabilidades gerais com a Educação, possibilitando desvios de verbas e que permite escolas rurais funcionando ainda em salas multisseriadas, em taperas de pau-a-pique, sem espaços decentes nem carteiras, sem merenda nem respeito à dignidade de professores e alunos!

Essa Pátria Educadora que organiza o caos na concessão do crédito educativo – o FIES – de modo a não atender a demanda de estudantes pobres, carentes do crédito que pague seus estudos em escolas particulares – e a Constituição determina à União que proporcione o ensino superior.

Uma Pátria Educadora que há duas décadas protela organizar o Ensino Médio, esse período de três anos entre o fundamental e o terceiro grau perdido por ensinamentos desnecessários à vida prática, estressando estudantes com o excesso de disciplinas, tudo com vistas apenas aos vestibulares (agora, o ENEM).

E a Pátria Educadora estimula as escolas de nível médio a castigar seus estudantes com até 12 horas diárias de aulas em sete dias letivos na semana, com mais de vinte disciplinas! Nesta Pátria Educadora, o professor de escola privada é admirado e paparicado, mas se se apresenta como da rede pública, é discriminado e tratado como um pária. Eu sequer devia abordar tal tema.

Toda a nação brasileira e incontáveis localidades estrangeiras acompanharam o tratamento dispensado por governantes aos mestres que tentavam obter melhores salários e condições de trabalho, e o resultado foi o espancamento de professores pela Guarda Metropolitana de Goiânia, que “justificou” a violência por que os mestres não agendaram audiência; e uma batalha sangrenta em Curitiba, com a PM ferindo mais de 200 professores.

Na Pátria Educadora o orçamento sofreu cortes em quase todas os repasses, com ênfase para as obras públicas, a Saúde e a Educação – mas a verba dos partidos políticos foi triplicada!

Como a Pátria Educadora convencerá as nações amigas de que somos uma Nação séria? Esses últimos dias de abril, com o sistemático espancamento e a descarga de bombas de gás de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha visando os professores da rede pública simbolizaram bem o trato que os três níveis de governo oferecem aos Educadores.

É que a ação começou com a administração municipal de Goiânia (PT) espancando professores, continuou com a batalha campal de Curitiba (PSDB) e completou o quadro oferecido pelo governo da União (PT) que, por lhe faltar assunto ou temer as críticas, não houve, pela primeira vez na História deste país, desde 1930, o Dia do Trabalho ocorreu sem o tradicional discurso do Presidente em cadeia de rádio e tevê.

Ela, dizem, preferiu postar três discursos nas redes sociais da Internet...


* * *

Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.

5 comentários:

Mara Narciso disse...

As mudanças em sentido contrário ao que está sendo feito são prementes. Onde iremos com tanta gente "sem educação"?

Maria Helena Chein disse...

Oi, Lu, querido,

leio, reflito e bato palmas para suas crônicas. Gosto muito!

Essas últimas evidenciam os momentos revoltantes
quando o patrulhamento hostil, bandido tenta sucumbir,
acabar com nossos professores, com os seus ideais e necessidades. O governo,
caindo de podre, desgraça a nação e fere o corpo e a alma de seus cidadãos
mais ilustres: os educadores.
Luiz, meu querido, o Brasil está um horror. Os políticos estão acabando com o povo, com nossas riquezas, com a nossa honra! Quem vai acabar com o PT e sua corja?

Beijo.

Maria Helena

Grupo de Estudos:Linguagem e Perspectivas Sociais disse...

Gostei amigo. Você sabe o que diz!

Sueli Soares disse...

Se você chegar a conhecer minha mãe, pergunte a ela o que eu dizia sobre o PT há cerca de 30 anos. Infelizmente, não me enganei. Em momento algum, eu acobertaria os imperdoáveis erros de outros governos. Contudo, reservo-me ao direito de cuspir nos hipócritas que se propuseram a combatê-los e nos livrar de todas as mazelas, mas que hoje, sem qualquer escrúpulo, condenam minha Pátria ao escárnio. Não temo por mim, mas pelos nossos descendentes, e sofro, embora consciente de que dei o meu melhor. Não merecíamos terminar assim, esmagados!

Ana Maria Taveira Miguel disse...

Luiz,

São duas feridas que permanecem abertas no entra-e-sai dos desgovernos que se alternam sem que haja um real interesse pela cura definitiva e tão desejada dessas duas chagas que minam nossa nação: Educação e Saúde. Sempre e cada vez
mais precárias.
Um povo doente, que fala mal, come mal, sofre horrores com a falta de assistência médica, descrente e sem forças é de mais utilidade para um governo de corruptores. Médico e professor são "personas non gratas" aos que comandam este navio avariado chamado Brasil. Eles vão mexer exatamente com o ser
Humano, seu nobre objeto de trabalho, e os depositários do objeto de cobiça dos desatinados donos do poder: o fruto do trabalho de todos - IMPOSTO! O revoltante dinheiro que voa dos nossos bolsos para os países orgulhosos em receber o produto de suas falcatruas. A indignação é sua, é minha e é de todos nós!
Ana Maria