Páginas

sábado, fevereiro 06, 2016

VICARE - Uma escola para o futuro


 




VICARE – uma escola para o futuro



Será mesmo necessário vivermos tanto para aprendermos coisas simples e óbvias? Parece-me... A vida além do tempo que alguns economistas (os de menor cultura geral) definem como “tempo útil” não é o bastante para nos conscientizarmos de que não somos apenas nascer-crescer-aprender-aplicar-caducar-morrer. Somo frutos da continuidade da espécie através das gerações – esse tempo médio de 25 anos em que se renovam a infância, a juventude e a maturidade. Por mais que busquemos aprender, somos espelho e metamorfose do que herdamos em genética e convívio.

Professoras em ação, no período de planejamento,à espera dos alunos
O Sr. Enoc Martins era um homem sábio. Homem hábil nas práticas da mecânica e de indispensáveis periféricos de seu ofício. Pai de um menino e duas meninas, possibilitou-lhes as formações em medicina, engenharia e direito. Prático nas ações e filósofo nos conselhos e no norteamento da vida. Tinha enorme alegria sobre os filhos e seus êxitos nos estudos e nas profissões. E amava sobremaneira os netos.

Professores são sempre dotados de alegria e deciação amorosa
Bem! Minha proximidade com a família (Sr. Enoc, Dona Valda – será com W?), Luiz Fernando, Ângela e Sílvia (Tivá) vem dos tempos do Liceu e começou com Luiz Fernando, de quem sou mais próximo. Neurologista, não se contentou com a graduação e especialização – foi morar cinco anos em Berlim, de onde voltou com o título de PhD na sua especialidade. Fez-se referência nacional e internacional nesse ofício e seu hospital, o Instituto Neurológico de Goiânia, é referência.

Pose às vésperas do início das aulas
O pai, Enoc, faleceu em agosto de 1999. Foi aquele inevitável choque e a consequente dor da perda. Mas o tempo ameniza as lágrimas e sedimenta os valores transmitidos. Não é raro ouvirmos, algumas vezes no dia, o célebre neurocirurgião basear decisões em aprendizados trazidos do pai, de quem repete a fala e a inflexão.

Há três semanas, ainda era a fase de planejamento - um trabalho integrado. 
Pois é... somos frutos das gerações passadas, já que repetimos sempre, todos nós, o que trouxemos de pai e mãe, de avós... E Luiz Fernando tem se referido mais vezes ao pai que, nos anos derradeiros, sugeria ao filho investir no ensinamento. Não nos conselhos aos filhos e afilhados, não no aprimoramento de médicos formandos ou residentes, ou ainda mestrandos e doutorandos, mas na educação de base.

Morava em Hidrolândia e dizia a Luiz Fernando:
– Meu filho, porque você não cria uma escola para ensinar muitas coisas boas às crianças desta cidade?

A equipe já estava pronta em em plena atividade


O conselho repetir-se-ia até bem próximo ao seu desenlace, e Luiz Fernando decidiu cumpri-lo. Nos últimos meses de 2015, adquiriu o Colégio Opção e o remodelou todo! Reformou o prédio, buscou contato com novas tecnologias da Educação, fez convênio e confiou em sua mulher, Sirlene, a coordenação humanística da escola. A psicóloga despertou em si a educadora (ela tem licenciatura, também) e constituiu uma equipe de bom nível, após criteriosa seleção, com profissionais da própria comunidade – uns poucos adventícios, inclusive eu.

Retornei aos livros para pequisar e me preparar (muito feliz).

O Colégio VICARE (um “acróstico” com valores nobres – Verdade, Intelecto, Compromisso, Amor, Respeito e Educação – colhidos como pilares) iniciou seu primeiro ano letivo no dia 26 de janeiro. Nestas duas semanas, sentimos, já, a energia que se forma para estabelecer nossos rumos e compromissos. Usando como parâmetro a Escola Ethos, de Goiânia, com tecnologia da Uno Internacional e uma intensa e imensa vontade de cada professor e funcionário, a integração com alunos e pais já é realidade. E, aos poucos, novas medidas extra curriculares agregam-se ao ensino acadêmico, às práticas esportivas e de teatro. Em breve, veremos o reflexo dessas inovações pela pequena, mas muito valiosa e valorosa, comunidade hidrolandense (gosto muito de estar com eles).


*****


Luiz de Aquino é professor, jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.

Um comentário:

Mara Narciso disse...

Excelente nova, que estimula e edifica. Parabéns ao grupo e sucesso!