Páginas

segunda-feira, março 14, 2016

Em tempo de Poesia

Em tempo de Poesia










Ninguém se lembrou de ornar um grande bolo de aniversário com 169 velinhas, nem de compor trova, cantata, rondó ou ode ao menestrel da abolição, o baianinho Castro Alves! Mas seu aniversário é, desde o início da década de 1960, o Dia Nacional da Poesia!

 
No limiar deste século, a UNESCO instituiu o 21 de Março como Dia Internacional da Poesia (tive a alegria de ver o meu site - que desapareceu nas mudanças drásticas dos provedores da Internet - constar entre as três primeiras páginas brasileiras de poesia no Portal da Unesco, fato que O Popular e Diário da Manhã noticiaram).
 
Com isso, o período de 14 a 21 de Março é, para os praticantes ativos e passivos (poetas e leitores), a Semana da Poesia!

Meu abraço imenso, de braços quilométricos, a todos os fazedores de versos deste Brasil de todos os tempos! E que a nossa energia se estenda para além destes braços (e deste abraço) para além das fronteiras de montes, rios e oceanos, transpondo os limites das línguas, selando a humanidade com as nossas propostas de paz entre os povos e de muita fé no futuro!


*******



Luiz de Aquino, poeta brasileiro, é membro da Academia Goiana de Letras.

4 comentários:

Ana Maria Taveira Miguel disse...

Luiz de Aquino, que bela crônica, esta de abraços quilométricos à poesia e aos que a escrevem! Parabéns!

Lea Paz disse...

Seu Blog é de muita qualidade amigo Luiz,você nos brinda com seu conhecimento, suas crônicas são verdadeiras aulas. Cada dia aprendo mais lendo-as.

Mara Narciso disse...

Não consigo fazer um mísero verso, mal discrimino essas belas frases curtas, ritmadas, rimadas, misteriosas e estéticas, da chamada linguagem literária, as belas palavras. Esforço-me para lê-los, no sentido de ter boa vontade, e, quem sabe, com alguma sorte entendê-los poetas, já que minha admiração vocês a têm de sobra. Musicados, os versos são festa, mesmo quando são tristes. Eu gosto de poesia, que escondida, é do autor, mas depois de enviada, ganha o mundo em espaços e significados. Cada um que lê pode entender como bem entender. E tenho dito.

Luiz de Aquino disse...

E ao negar-se poeta, Mara Narciso (cronista maravilhosa) poetizou em prosa!

Beijo, menina e doutora, duplamente minha colega (em jornalismo e letras).