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sábado, julho 22, 2017

O amor ante a morte




O amor ante a morte (*)


A semana foi de amores e mortes. Considere-se a semana desde a noitinha da sexta-feira, 13 de julho, e termino-a algumas horas antes de se fecharem as 168 horas dos sete dias, até porque não preciso de todas essas horas (no intervalo, muitas foram as horas gastas com ocupações menores ou não-afins). Nas primeiras horas, o belo de cores e arte, de história e alegorias, de música e de movimento ora calculado, ora espontâneo; em meio a tudo, a vaia.

E vieram os jogos do PAN do Rio, uma festa de Brasil e Américas. Mas vieram as cores terríveis do choque e do fogo: a expectativa da chegada feliz deu lugar ao espanto e vez ao susto, à dor e ao desespero: não havia como morrer. A tragédia vaiava a vida.

O senador Antônio Carlos Magalhães, satélite de todos os poderes nos últimos 50 anos da vida política brasileira, não estava naquele avião; mas também deixara a vida a poucas horas do fim da semana. Alguém me fala em “fecho de um ciclo”; discordo, porque esse ciclo já começava a se fechar desde quando ele teve de renunciar para não ser cassado. De novo evoco o belo e a poesia... Sem texto, não há poesia; e a beleza, não existiria se o homem não a concebesse, não tentasse sempre recriá-la.

A morte do homem público diz respeito à história; as mortes de centenas de passageiros do avião da TAM causam comoção nacional, ainda mais quando vemos as chamas do querosene espalhado a expandir-se por papéis e outros inflamáveis. A dor é única, é brasileira, ecoa em cada família e em cada grupo de trabalho ou de passeio, de esporte e de ócio. É uma dor que cala fundo no peito da gente, mas é social.

Dor individual fica por conta dos parentes e amigos dos que se foram. Como a dor que se espargiu entre filhos e netos de Dona Valeriana, a octogenária mãe dos meus amigos Aidenor e Hildenor Aires. A mulher simples que, nos anos 50 do século passado, deixou o sertão oeste da Bahia e chegou à emergente capital nova de Goiás, onde trabalhou como pôde para educar seis filhos.

Daquela prole emergiram filhos dignos. E bem definiu o poeta Aidenor, à beira do sepulcro, ao evocar a vida de lutas árduas de que resultaram os filhos vitoriosos: “Ela foi como as mães e avós de muitos de nós aqui”, disse o poeta, “mulheres que não precisaram de cesta básica nem das esmolas dos governos para criar seus filhos com dignidade e honra”.


Dona Valeriana é daquela geração da década de 20, frutos de um severo após-guerra; a mesma leva que se viu buxa-de-canhão da II Guerra Mundial, os homens conduzidos aos “fronts”, as mulheres obrigadas aos sacrifícios inerentes aos estúpidos conflitos bélicos.

Bélico... de “bello”, guerra em latim; o mesmo latim que nos deu belo, de “belle” (adjetivo “lindamente”). Não há morte bela, ela sempre nos traz o trágico, a dor e um inarredável sentimento de solidão. E saudar a morte é ofício dos vivos. Dizem que a morte só dói entre os que ficam. Mas os que ficam, quando têm os conceitos que Aidenor conhece bem, entendem que a vida tem seu tempo, e o tempo de Dona Valeriana fechou-se na noite de quinta-feira, 19 de julho, 2007. Teve tempo de ver a cidade que escolheu para viver e criar os filhos render-se aos méritos de Aidenor.

E ela, agora, se apresenta ao criador com a simplicidade de Irene, preta e boa, de Bandeira. Pela vida que viveu, certamente ouvirá de Deus: “Você não precisa pedir licença”.


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(*) Esta crônica foi publicada em 22/07/2007, neste meu espaço no DM. Escolhi repeti-la para comparar os tempos em uma década e, a um só tempo, homenagear meus amigos (filhos de Dona Valeriana). 




Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.


2 comentários:

Ana Maria Taveira Miguel disse...

Luiz de Aquino:que beleza de crônica, amigo! Ouso dizer que, a cada artigo seu ,que leio,
vejo um Luiz diferente. Nesta , que acabo de ler,
senti o amigo
sempre pronto a compartilhar
os momentos de dor e alegria. Gosto de ser sua amiga virtual.

Mara Narciso disse...

A poética da morte é bela, mas ainda assim, terrível.