Páginas

quarta-feira, julho 15, 2009

Falar do Beijo Sonhado



Falar do Beijo Sonhado

Luiz de Aquino

“Falava de sonhar com um beijo, / um beijo para se sonhar levitando / e saber-me num campo, / sobre o campo verde, / pairando sobre o verdor da relva e de árvores / onde me sentir protegido / porque ao natural saberei sempre amar mais, / amar demais / e demais me entorpecer dos teus lábios” / (...).

Era eu a poetizar um sonho, não me lembro se onírico ou da materialização de alguma Musa. Escrevia ao teclado, no exercício da mais nova ferramenta de escrita e comunicação que jamais sonhava estar sob meus dedos. Uma amiga, leitora especial, afeita a versos e sentimentos, interrompe-me ao perguntar o que fazia. Lacônico respondi “um poema”. Debalde, não obtive a licença para concluir o texto, mas um pedido: “Posso acompanhar? Passe-me cada verso... Ou cada estrofe”. Optei pelas estrofes.

“Um beijo para estrear-me aos teus olhos, / ao teu calor, / ébrio da tua pele / e sujeito a me queimar ante teu olhar. / Beijo de expectativa plena, / beijo de excitar sempre, /provocar o não-medo do cotidiano, das convenções. / Despertar a inconseqüência, / o non-sense, a coragem maior
de te absorver de todo, / te desejar para a eternidade do instante, / para a ternura do sempre.”

Iara retornava sem comentário crítico. Preferia duas ou uma palavra com interjeição. E assim, passei-lhe, uma a uma, e sem revisão, cada estrofe concluída.

Ilustração oferecida gentil e carinhosamente 

por Leida Gomes França


“Pouco importa se estamos de peles nuas, / pouco importa se meus pés buscam os teus, / que beijarei como se lábios fossem. /... / Pouco importa se nossos sexos se atraem / e se buscam e se completam. / Pouco importa os orgasmos simultâneos, / os que em ti me antecedem.
Pouco importa / se o desejo satisfeito exige amanhãs. / Importa, sim, que te beijo de lábios, / te tenho em contato, / te sorvo em salivas e licores
os mais íntimos, agridoces e inesquecíveis. / (...) / Importa sim que te beijo. / Eros eu era, como quero ser. / E me és Afrodite. / Os veios / do amor assim liberto / alimentam desejos e anseios / para todos os dias advindos. // Importa, sim, que,
al primo incontro, / havemos de nos beijar”.

Esse poema publiquei-o no livro “Sarau”, em 2003. Aqui, substituí alguns trechos por reticências entre parênteses. O importante, hoje, não é o poema em si, mas o fato de construí-lo, ainda que interrompido por uma amiga muito querida que jamais conheci pessoalmente. Discorríamos sobre coisas de Goiás (ela era vila-boense, de família tradicional). As chances que nos demos para o encontro sempre fracassado ainda estão na minha memória, e a esperança me diz que a encontrarei, sim, do lado de lá, e sem dúvida declamaremos em dueto o poema que, ao dar por findo, foi selado com uma expressiva frase de duas palavras (dela): “É meu!”.

Concordei... Meus eram o sonho e o poema em letras, palavras e estrofes. Dela, o momento. E fundimos nossas posses, porque o sonho sugeriu o texto, o momento o possibilitou.

É nosso, sim, Iara! Sonhemos mais.

Luiz de Aquino (poetaluizdeaquino@gmail.com) é jornalista e escritor.






9 comentários:

Gr@ciene disse...

deu atè vontade de beijar

Jane Botti disse...

Também tive vontade de tomar posse, mas como o momento já é passado, fico sonhando com a possibilidade de me tornar, quem sabe um dia, a musa de outros sonhos e beijos!

Anônimo disse...

QUANTAS BOCAS HAVERÁS DE SEDUZIR?...
A MINHA ABANDONOU-TE, ANTES;
POR TEMER QUE TE ENTREGASSES A TANTAS OUTRAS...
E ME DEIXASSES SÓ... E LOUCA.
VAL

Mara Narciso disse...

Tão grande quanto sonhar é a algumas vezes decepção ao acordar. Que os bons sonhos nunca sejam esquecidos,e que bons poemas, sejam eróticos ( ou nem tanto), brotem deles a granel. A posse deles é sua, mas o prazer de lê-los é nosso!

Leida Gomes França disse...

Bom dia, Luiz!!!

Menino, achei maravilhoso o seu beijo beijado de "roupagem nova"... com alguma uma musa (prima?)... e mais lindo ainda, o beijo sonhado, desejado, e anunciado com sua amiga da Cidade de Goiás.
A verdade é que para para escrever sobre um beijo tão almejado, e hibernado em sonhos, o escritor
precisa ter talento, sensibilidade aflorada e, acima de tudo, ser um bom e experiente beijador, rs,rs,rs...
E como o esperado beijo transpira sensualidade e erotismo, fazendo com que algumas fãs e leitoras suas, caso pudessem, tomariam posse do mesmo, se o tal Beijo já não tivesse uma destinatária certa.
Pois bem Luiz, diante de tão extasiante beijo, imaginei que ele teria que ter um selo, ou etiqueta, por isso pedi ao meu grupo de Tags do Yahho para que fizessem uma Tag para selar esse beijo, e aí está a Tag, espero que goste.

Beijo,
tenha um bom final de semana!!!

Leida Gomes

Ps: Tomara que a pudica professora que censurou seu livro "Sarau", não leia os seus beijos literários, e siga assistindo Big Brother, e similares, que são tão "românticos, puros e instrutivos".

Luiz de Aquino disse...

Tentarei postar a Tag junto à crônica.

Muito obrigado, Leida!

Luiz de Aquino

Andiara Louza disse...

Já havia lido no jornal,e acho que você caiu no laço que Iara lhe jogou,como sempre gosto do que escreve .Abraço

Andiara

maria luiza disse...

A sensação ao ler este poema foi de leveza , doçura.senti o som de cada palavra penetrando na minha alma.Que bom te descobrir.lMaria Luiza de Carvalho.

Luiz de Aquino disse...

Obrigado, Maria Luiza! Venha sempre e comente quando quiser! Sempre será bem-vinda.

Luiz