Páginas

quinta-feira, março 04, 2021

Insônia

L.deA. por Ross (1987)

 

Insônia

 

 

Esta noite, meu Deus, vai haver uma estrela tímida
que só eu hei de achar na imensidão
só comparável à solidão que escolhi.
Esta noite, meu Deus, haverá um silêncio em meu peito
e uma ansiedade nos olhos
para ajudar-me a esperar pela aurora, enquanto desejo
                                                                        [a eternidade
desta escuridão.

 

Existe uma lua tentando surgir
em meio à neblina
e meus olhos se expandem ante a luz pálida.
Os sonhos, cultivo-os antes de dormir
porque tenho medo de não me lembrar deles
quando acordar.


Na calçada, passam passos
marcados no ritmo romântico
da pulsação que me mantém de pé.
Meus olhos procuram um vulto
que o coração teme
e a sinceridade dos sons, meu Deus,
inspira o medo na notícia trágica.

 

Se uma estrela cair esta noite
não terei forças
para desejar nada.
Esta noite, Senhor, eu quero dormir
sem sonhar
porque terei medo
do sol de amanhã.

 

* * *

Luiz de Aquino, poeta, da Academia Goiana de Letras.

 

9 comentários:

Nádia Maria Vinhas disse...

Muito bom poeta querido...essa descrição da dor dos pensamentos nas noite mal dormidas, aqueles pensamentos que nos cercam na madrugada e triste saber que na manhã seguinte teremos que conviver com tudo aquilo.
Gostei imenso.
Vou compartilhar no meu face.
Boa noite ...Beijinhos!!

Kátia de Lima disse...

Excelente e real descrição de todos os pensamentos soltos, de uma mente inquieta que nos impede de dormir!

Fátima Sousa disse...

Pior que quando estamos sem sonos ouvimos todos os sons da noite ,e os pensamentos que vão e vem... e reza pra dormir e nada, mas quando menos esperamos caímos num sono profundo.

Zanilda Freitas disse...

A insonia é irmã gêmea da ansiedade que no silêncio da noite só cresce e atormenta. O Poeta magistralmente descreve esssa angústia no seu belo poema. Parabéns!

Valéria Gomes disse...

Chega a ser uma solidão profana e sufocada... Me angustiado...

Maria Lucia Gigonzac disse...

"...um silêncio no meu peito... para ajudar-me a esperar pela aurora... eu que desejo a eternidade". És eterno, amigo, todos somos, por mais que nasçam novas auroras em nossas vidas, novos sóis nos aqueçam, nossa eternidade nos segue desde o limiar dos tempos, e continuará.

Leda Selma disse...

Eita, dividirmos com a solidão e a insônia, momentos angustiados, às vezes, não é boa opção para enfrentar a noite sem sentir medo da manhã.

Maria Helena Chein disse...

Bela a imagem “os sonhos, cultivo-os antes de dormir...”, entre tantas outras.
A noite sempre traz medo, mas, aqui, o dia é que oferece perigo.

Roos se faz presente. Saudades.

Sônia Elizabeth disse...

Essa solidao em forma de temor, consolidada em insonia, pertence a muitos de nos.