Páginas

quarta-feira, maio 20, 2009

Quero meu Vila de volta!



Quero meu Vila de volta!


Luiz de Aquino


A quem interessa o futebol sem qualidade que o Vila Nova vem oferecendo, hem? Não interessa ao time. Não interessa à diretoria. Não interessa ao técnico, nem aos funcionários do clube. Muito menos à torcida ou à imprensa. À sociedade goiana, muito menos (é fato que boa parte da sociedade sequer “se lixa” para futebol, como as duas outras pessoas lá de casa). Mas, no todo, há, sim, um interesse geral, tanto quanto me interessa que qualquer empresa da minha terra seja promissora e lucrativa, que os religiosos daqui se aproximem de fato do Criador e de seus anjos.

Alguém aqui, lendo sobre meu ombro, diz que interessa “ao Goiás Esporte” a falência total do Vila Nova. Discordo. Já ouvi de muitos esmeraldinos, mesmo de alguns dirigentes, que “melhor seria se o Vila não existisse”, mas isso me soa falso. Ao meu espírito vila-novense o que soa bem é o constante crescimento do Goiás Esporte, bem como a respeitável ressurreição do Atlético Goianiense. E como eu ficaria feliz se o Vila Nova se recuperasse e, ainda, que o Goiânia Esporte, de tantas glórias, voltasse à posição de destaque que foi o seu lugar nas primeiras três décadas da vida goianiense!...



Ao meu modo, e sem o prestígio e os poderes que ele tinha, sou meio Antônio Acioli, o atleticano que emprestava o campo para o Goiás treinar e que até escolheu as cores do Vila Nova. Quero mesmo é um futebol de alta qualidade, que coloque Goiânia no mesmo nível de Porto Alegre, Curitiba, Recife e Belo Horizonte, rivalizando-se com Rio e São Paulo (onde tudo sempre aconteceu). Não me conformo de ver essa disputa mesquinha, prefiro a disputa de qualidade de talentos e coordenação esportiva em campo, de administrações promissoras nos clubes, e que as torcidas não se digladiem nas ruas, não marquem batalhas pela Internet, não vão armadas aos estádios (arma de torcedor são as cores, as bandeiras o seu canto de estímulo).

Torcida não se forma nas derrotas, mas nas vitórias, principalmente quando recheadas de lances memoráveis, daqueles que consagram atletas para o futuro. Torcidas se fazem de seres apaixonados, e a paixão vem das cores, dos resultados, mas principalmente do balé improvisado que resulta naquilo que aprendemos a chamar de futebol-arte. Nisso, o Vila Nova já foi escola. Pode voltar a ser, pode ressurgir das cinzas de agora, como bem preconizou Jayro Rodrigues em seu artigo de ontem. Estrutura administrativa e patrimônio, dizem, o Vila Nova já tem. Falta zelo. Falta treinar, ensaiar e praticar para convencer todo o elenco de que as vitórias são possíveis. De resto, senhores dirigentes, é ter certeza. Só isso: ter certeza de que a massa que se apelida de “ nação vila-novense” dirá, sempre, presente na platéia. Porque essa torcida não se formou do nada, ela não nasceu do bairro nem se fez tão-somente hereditária, apenas, mas sustenta-se nas glórias acumuladas, glórias essas que, ultimamente, vêm ficando distantes no tempo.

Espero, e torço por isso, que os noticiários dos próximos dias não tragam apenas as fofocas dos desentendimentos internos, sejam eles entre jogadores, entre estes e o técnico e menos ainda entre diretoria e atletas, tendo a equipe técnica envolvida em tais fuxicos.



Nós, torcedores, queremos harmonia, queremos a casa arrumada, o uniforme impecável de cores sagradas pela História e, principalmente, nossos louros de volta.
E quem tem que fazer isso são vocês, dirigentes, técnico, auxiliares e jogadores. Da nossa parte, todo mundo sabe, a peteca não cai. Quero dizer, a bandeira!




Luiz de Aquino é escritor e jornalista, membro da Academia Goiana de Letras. E-mail: poetaluizdeaquino@gmail.com

4 comentários:

Pedro Henrique Ribeiro Peixoto disse...

Caro Luiz,

Li seu belo artigo a respeito do momento sofrido que nós, vilanovenses de verdade, estamos passando. Não acredito que esses dois mandachuvas, que comandam nosso time, sejam fanáticos como nós. Não pode ser verdade que eles são tão incompetentes a ponto de nos levar ao fundo do poço. São tão bem sucedidos em suas vidas profissionais, e à frente da instituição VILA NOVA F.C. são uns fracassados. Como pode isso? O que ganhamos desde que entraram lá? Uma dívida de 8 milhões? Uma peia histórica de seu maior rival? E há ainda quem diga, que sem eles não seremos ninguém. Mas, antes deles, o que éramos? Eramos grandes, respeitados, orgulhosos, gloriosos.. É como você disse: "Quero meu Vila de Volta". Como colorado apaixonado, agradeço por pedir isto publicamente.

Pedro Henrique Ribeiro Peixoto.

Maria Helena Chein disse...

Luiz, serena e lúcida esta sua crônica. Parabéns!
Grande abraço.

Maria Helena

Placidina Lemes de Siqueira disse...

Amigo,
Sem ser esmeraldina, corintiana/ luterana e outras lutas e lutos, no meu orkut,em meus "amigos", entre em Fernanda Rezende (minha nora) e veja que show o meu Vítor vestido de vilanovense! ..

Abraço grande.

Placidina

Marluci Costa disse...

Luiz, você é um escritor bastante versátil. Discorre muito bem sobre os mais variados assuntos. Suas últimas crônicas estão bem ligadas a fatos, mesmo dando suas voltas no passado, aliadas a uma fala poética, você relata fatos atuais, posicionando-se e mantendo sempre a conversa com o leitor.

Em “Quero meu Vila de volta!” você vem com um tema novo, pelo menos pra mim, em suas crônicas. Achei muito legal, sendo um tema que nos permeia diariamente, nos elevadores, pontos de ônibus, antes de uma reunião entre executivos, entre os colegas de trabalho, nas festinhas infantis... Acho que você alcançou não só o público apaixonado por futebol, mas também os vila-novenses.

Passando pela “Ao ex-aluno governador Alcides…” nos deparamos com pura poesia, história e informação. Claro que não poderia deixar de faltar uma cobrança pelo resgate de parte dessa história, ao atual governante, para o que ainda está em tempo de ser reparado.

E “CNH: quase tudo normalizado” é crônica altamente informativa, quase uma utilidade pública. É bom esse tipo de informação, para mostrar ao leitor o quanto se está antenado.

Você foi muito feliz com a postagem de “Universidade contra maiores de 70 anos é contra o saber”, de Jávier Godinho. Mantenha sempre esse espaço no seu blog para outros bons escritores. As pessoas gostam dessa oportunidade que você dá para que conheçamos outros textos e autores.

Agora, rumo às 50 mil, meu cronista preferido! Parabéns!

Marluci Costa