Páginas

domingo, dezembro 13, 2015

Ritos e... Ratas!


Ritos e... Ratas!


As manhãs de domingo em casa de minha avó Inês (escrevíamos Ignez), lá em Marechal Hermes, nos anos de 1956 e seguintes eram agitadas! Adultos que trabalhavam estavam em casa, crianças estudantes estavam em casa ;os sábados eram tidos como dias úteis, e acordávamos cedo no domingo, dia de folga e prazer.

Eram muitos os jornais diários no Rio, então capital federal. E, aos domingos, vinham cheios de coisas boas! Nesse dia, comprávamos O Jornal, O Dia, Diário de Notícias, e, às vezes, o Correio da Manhã. Como se lia naquele tempo! Eram dois os hábitos bons, quase desaparecidos – a leitura (de livros, jornais e revistas) e o rádio. Músicas, novelas e notícias eram constantes no rádio e os jornais detalhavam as informações.

Eram os saudosos “cinquenta anos em cinco”, o mandato de Juscelino Kubitschek de Oliveira. Construía-se Brasília, as represas de Furnas (no Rio Grande) e Três Marias (no São Francisco), asfaltavam-se rodovias. O Brasil, até então quase que exclusivamente litorâneo, descobriu-se terra adentro.

Tivesse eu, menino de 15 anos, adormecido naquele saudoso 1960 (antes que se elegesse Jânio Quadros para começar o desvario no Palácio da Presidência da República) e acordado nestes anos pós-miliares, pós Sarney e pós Collor, não compreenderia o quanto se desqualificou o cargo de Presidente da República! Vou pular FHC e Lula e centrar atenção nos discursos de improviso da Senhora Presidente.

Não quero recordar a campanha de 2014, quando imaginei que atingíramos o mais baixo nível dos colóquios políticos da História – as reuniões da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal mostram-nos que “o buraco é mais em baixo”, é bem mais fundo! Não quero recordar aquilo de “a mulher sapiens”, nem a descoberta “do valor da mandioca”, nem o modo como a vacilante senhora tenta definir a casa própria.

Espanta-me que se queixe ao ser citada como desonesta (um eufemismo oposicionista, já que nada se prova de ações desonestas dela como cidadã – mas nem seus correligionários a isentam de suspeitas no exercício do cargo, pois que enfatizam sua “honestidade pessoal”). O problema, Dona Dilma, é que a senhora, ao que parece, acoberta erros graves de “cumpanheros”, pois solidariza-se, sem muito disfarçar com os que se defendem de modo claudicante de evidências surgidas em investigações que a senhora diz “permitir” – ou “ter instituído”.

Estranham-me as notícias de que “o Planalto” (nome metafórico para o poder) manda que os deputados da base poupem Cunha. Estranha-me que se possa noticiar (porque se pode comprovar) esforços no sentido de se barganhar proteções – nem o Cunha cai do posto de segundo na linha sucessória, nem a senhora é alvo de processo de impeachment.

Mas o Cunha roeu a corda, feito rato (desculpe, nenhuma insinuação de minha parte, por favor!). E Sua Excelência desce da soberana posição de Maior Mandatária desta Nação Brasileira para “se defender”. Ora, não era o momento! O povo brasileiro já vê no deputado Eduardo Cunha um refinado escroque. Como político corrupto, ele faz de Moisés Lupion um arremedo de trombadinha desarmado. E a Presidente da República desce de seu pedestal para responder ao melian... Desculpem-me novamente – ao presidente da Câmara!

A senhora, Dona Dilma, não deve jamais falar de improviso! Mas não deve também confiar tanto em seus assessores, já que estes não a orientam devidamente! Dizem que a senhora é autoritária o bastante para não aceitar conselhos de quem é regiamente pago para orientá-la (conheço políticos menores com igual rompante).

Mas, Senhora Presidente, contenha-se! Respeite isso que um de seus ícones (seu, mas não meu), o ex-presidente José Sarney, chamou de “Liturgia do Cargo” e contenha-se. É que todas as suas gafes já alimentam a história que se lerá amanhã.


***

Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.

3 comentários:

Sueli Soares, professora e advogada. disse...


Psicólogos precisam sobreviver. Será que ela e seus defensores já pensaram nisso?

Adalberto de Queiroz disse...

Falou, Poeta.
Crônica escrita com a 'ira santa'.

Ana Maria Taveira Miguel disse...

Luiz de Aquino, ponderado e verdadeiro como deve ser um grande escritor.