Páginas

domingo, agosto 23, 2020

VOZ VIOLADA

 

VOZ VIOLADA

 

O escritor Bento Fleury divulgou (hoje, 23 de agosto, 2020) no grupo dos membros do Instituto Cultural Bernardo Elis, ICEBE, em fac-símile, o poema abaixo, que escrevi em 1979:

 






Sem Máscara

 

Meus pecados,  

eu os trago nos ombros 

e sei como pesam.  

Não me importa  

que olhares indiscretos me censurem  

por mostra-los assim,

nem me cuido 

para que não os vejam.

 

Um dia, serei pó  

e terei sobre a tumba  

as marcas todas dos meus erros  

que são iguais aos teus.

 

* * * * * * * *

 

Hei de contar que, em 1981, meu amigo Flávio Bambu, jovem poeta e entusiasta, aliado a Ariston Araújo - seu igual pela descrição que lhe fiz – decidiu produzir uma revista a que chamaram de Voz Violada. Juntaram poemas de 40 autores, quase todos inéditos, e conseguiram publica um número da sonhada revista.



Aqui estão a capa e o expediente da revista (esqueceram de listar os poetas ali publicados). A capa é de Jorge Braga, mal entrado na casa dos vinte anos; a ilustração do meu poema é de um cantor então emergente, o Pádua – que conheci como cartunista e surpreendi-me, prazerosamente, ao descobrir que moço era também cantor dos ótimos, coisa que o tempo cuidou de nos mostrar.



Jorge BragaPádua (as fotos são daquele tempo...

Quanto a Jorge Braga, já desfrutava de plena fama em Goiás e – também já – rompera a barreira que é o Rio Paranaíba, sendo conhecido e respeitado pelo mundo do cartum brasileiro.

 

Obs.: Hão de notar os leitores que o poema, na revista referida, está em sua concepção original. Em publicações posteriores, cuidei de revisá-lo, com o devido zelo de mexer na forma sem prejuízo do texto. L.deA.


*************

 

Luiz de Aquino, escritor de prosa e poesia

 



11 comentários:

Henrique de Oliveira disse...

Alguns têm histórias, outros, são!

Henrique de Oliveira disse...

Alguns, têm histórias... outros, são!

Fernando Aquino disse...

Lindo poema!

Unknown disse...

A revista podia ter tido um vida longa, começou com pessoas que fizeram história em Goiás e estão aí enriquecendo a cultura de Goiás.

Helena Carvalho disse...

A história em Pessoa.

Zanilda Freitas disse...

Sempre me impressiono com a sua capacidade de voltar no tempo e contar histórias reais guardadas no baú das lembranças. Essas fotos de Jorge Braga e Pádua, bem como da revista Voz Violada são impagáveis. Bento Fleury e você nos brindaram com uma bela história.

adeliafreitas disse...

Você me surpreendeu. Não conhecia esse seu poema. Gostei muito. Parabéns!

adeliafreitas disse...

Você me surpreendeu. Não conhecia esse seu poema. Parabéns!

Unknown disse...

Muito lindo este poema!

Unknown disse...

Marly Paiva
Gostei muito da leitura e de espiar por essa janela do tempo.

Carmem Gomes disse...

Poesias maravilhosas com histórias
Vindas do coraçāo do túnel do tempo.
Nāo conhecia esse seu poema "Voz Violada". Tāo linda. Lembrou-me um poema do Bento : "coração de terra". E que história magnífica com gente que fizeram história em Goiás!Maravilha!