Páginas

terça-feira, janeiro 19, 2021

Cantata pra te trazer de volta


Cantata pra te trazer de volta

Postei uma carta que não vais ler.
Tentei telefonar e minha voz se perdeu
no éter, sem ter teu ouvido à minha altura.

Havia histórias e histerias, havia fumaça
e muito pó em sua esteira
e eu te sabia envolta em besteiras
porque não me escrevias, não me procuravas
e a tua saudade doía fininho num canto desfeito
do meu peito desencantado.


Postei um sorriso amargo que não vais sentir
porque não estarás onde te imaginei
e porque vão chegar os estranhos
para encontrar meus recados.
Houve amores e preferiste desamar.
Tentaste amar e reamar e não te entenderam
(os entendidos, estes sim, te fizeram mais
e sempre mais confusa
até te confundirem com tuas bonecas
quando eras ainda, mais bela que elas).

 

Maquia-me a alma, querida Amiga,
e dá-me outra vez tua mão. A minha, agora,
estará mais segura e afagará teus cabelos
de espiga dourados
e tuas lágrimas irrigarão minha palma de irmão.
Fala comigo, ri o teu riso agudo que me faz feliz 
e me convence de recriar esperanças 
porque sempre acreditaste na esperança renovada.


Vem até mim, beija-me o rosto com o espalhafato
da tua infindável alegria,
Eu te farei sorrir outra vez
e esquecer na penumbra do inconsciente
as imagens do belo que te traiu
porque haverá outros menos belos
que nada perguntarão.


Dá-me as tuas mãos,
e não jorrará teu sangue:
por tua boca, farei que absorvas um licor mais doce
e me darás em troca o carinho sonoro
da tua voz outra vez,
como a recordo,
com uma saudade imensa. 

* * * * * 

Luiz de Aquino, poeta, da Academia Goiana de Letras.

13 comentários:

Márcia Ribeiro disse...

👏👏😘😘

Rosy Cardoso disse...

Vivaaahhh... poeta, que maravilhoso!

Maria Helena Chein disse...

Que belo! Você deixou os sentimentos fluírem nas imagens que chegavam, e os versos soltaram-se lindos, inúmeros...

Sônia Elizabeth disse...

Sempre a lirica bonita. Como um cisne nadando, abrindo as aguas.

Carmem Gomes disse...

Sem palavras ! Misturaste os
Sentimentos ,o amor,os versos,a tua voz,a tua imagem, ay. Tua alma! Quem ės?

Miguel Jorge disse...

Oi, poeta, poema de fôlego e de longo alcance amoroso, quase uma prece. Abraços,

Adélia Freitas disse...

Delícia de poema!

Beth Moiana disse...

Realmente, esse poema é uma prece, uma grande demonstração de amor puro, amigo, inteiro... obrigada compadre..

Lídia Afonso disse...

Parabéns, primo poeta!
Li agora os dois poemas, que mexeram com a minha sensibilidade, principalmente o
“Cantata pra te trazer de volta”.
Muito belos!
Muito obrigada!

Zanilda Freitas disse...

Meu querido amigo, grande Poeta, essa é uma homenagem que saiu das suas entranhas. Quero partir primeiro do que você para ser agraciada com uma homenagem da sua verve. Tomara que lá do infinito eu ainda possa ler sua poesia.

Leda(ê) Selma disse...

Ela não voltará, pois está presente em você. Que beleza terna, esse poema! Chorei!.

Anônimo disse...

Ainda bem que conseguiu me trazer de volta com todo meu riso agudo com sua palma de irmão..te amo meu compadre...e um filme passou agora em minha cabeça...sempre me emociono lendo isso tudo...

BETH MOIANA disse...

A minha querida comadre Beth Moiana postou o comentário, mas não o assinou - e faço agora a correção:
"Ainda bem que conseguiu me trazer de volta com todo meu riso agudo com sua palma de irmão... te amo, meu compadre... e um filme passou agora em minha cabeça... Sempre me emociono lendo isso tudo...


19 de jan. de 2024, 18:52:00